Título: Assiduidade é para poucos
Autor:
Fonte: O Globo, 03/02/2010, O País, p. 8

Apenas quatro deputados foram a todas as sessões

BRASÍLIA. Dos 553 deputados que exerceram o mandato como titulares ou suplentes em 2009, apenas quatro estiveram presentes em todos os 115 dias nos quais foram realizadas sessões plenárias deliberativas (com votação) no plenário da Câmara, segundo levantamento feito pelo site Congresso em Foco. São eles os tucanos Leonardo Vilela (GO) e Emanuel Fernandes (SP), o capixaba Manato (PDT) e o deputado Jofran Frejat (PR-DF).

Leonardo Vilela, que está no segundo mandato de deputado, afirma que considera mais importantes as votações do que eventuais compromissos políticos.

- Sempre justifico em meu estado quando não posso estar presente em um evento político. Uma inauguração é importante para mim, mas apenas para aparecer na foto, capitalizar politicamente. Meu trabalho é principalmente no Congresso, por isso priorizo os dias de sessão. E nos demais, estou na base - disse o tucano.

O tucano Emanuel Fernandes conta que uma de suas promessas de campanha foi ser um deputado assíduo.

- Durante a campanha eu disse que estaria presente na maioria das sessões. Em 2007, não pude comparecer a uma delas porque estava numa missão oficial e não consegui voltar a tempo. Ir a ministério e a compromissos políticos é importante, mas eu priorizo o plenário - disse Emanuel.

Jofran Frejat, que tem a facilidade de morar na capital federal, diz que só falta por motivo de saúde ou viagem oficial. Ele até entende que outros colegas considerem enfadonho estar em plenário em dias em que há obstrução e apenas discursos repetitivos, mas afirma que isso faz parte do trabalho:

- Você tem que estar presente, dar seu voto. Dizer ao eleitor que você representa como votou, definir claramente sua posição.