Título: Rio terá centro de estudos para discutir os Brics
Autor:
Fonte: O Globo, 09/02/2010, Economia, p. 21

Reunião contará com autor da sigla O responsável pela criação do termo Bric, sigla que junta os principais países emergentes Brasil, Rússia, Índia e China, o inglês Jim O`Neill, economista-chefe do Goldman Sachs, estará no Rio entre os dias 22 e 23 para participar do seminário ¿Uma agenda para os Brics¿. O encontro vai ocorrer antes mesmo da inauguração do 1º Centro de Estudos e Pesquisas dos Brics, que vai abrir suas portas em maio, na Zona Sul da cidade.

Contando com o apoio acadêmico do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, o centro é uma iniciativa da prefeitura da cidade e do Instituto Pereira Passos. A ideia do centro surgiu da necessidade de fortalecer a imagem do Rio como uma cidade global e que começa a sediar eventos internacionais, como as Olimpíadas de 2016.

¿ Nosso projeto é transformar este centro num pólo de pensamento de ponta e permitir uma troca de experiências entre os Brics ¿ comentou Felipe Góes, presidente do Instituto Pereira Passos e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico.

O¿Neill falará sobre a ¿Relevância internacional nos desafios do cenário econômico¿, com o ex-presidente do Banco Central (BC) Armínio Fraga, o ex-secretáriogeral do Itamaraty, embaixador Sérgio Azambuja, e o ex-diretor do Banco Central da Rússia, e atual diretor da Higher School of Economics de Moscou, Sergei Alexashenko.

Também estarão no encontro o CEO da Booz & Co., o representante do Centro de Estudos Brasileiros Academia de Ciências Sociais da China, Zhou Zhiwei, e o sócio-diretor e Fundador de The Jai Group, Rakesh Vaidyanathan.

O seminário vai ocorrer dois meses antes da segunda cúpula dos Brics, prevista para abril, no Brasil. A primeira ocorreu em Ecaterimburgo, na Rússia.