Título: Lula inaugura obra polêmica
Autor: Freire, Flávio; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 09/02/2010, O País, p. 3
Construção de casas populares ficou suspensa dez meses em Minas
Enviados especiais
GOVERNADOR VALADARES (MG). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência, inauguram hoje, em Governador Valadares, obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que ficaram dez meses paradas, sob suspeita de fraude. De manhã, a comitiva presidencial entregará 98 casas populares no bairro Palmeiras, cuja execução foi interrompida de junho de 2008 a março do ano passado por causa das investigações da Operação João de Barro, da Polícia Federal, que apurou irregularidades no repasse de verbas federais a centenas de prefeituras.
As obras de habitação foram paralisadas por determinação da Controladoria Geral da União (CGU) ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que as financiava.
A prefeitura de Valadares chegou a recorrer à Justiça para que os serviços fossem retomados ainda em 2008, durante a administração do exprefeito José Bonifácio Mourão (PSDB). A petista Elisa Costa, que assumiu em janeiro, retirou a ação.
O empreendimento só recomeçou em março, depois que o município, que teve funcionários públicos presos por envolvimento no esquema de corrupção, prestou contas ao governo e ao órgão de fomento. A prefeitura argumenta que as supostas irregularidades foram sanadas.
As casas populares integram um pacote de obras de urbanização e reassentamento de famílias em cinco bairros da cidade, orçadas em R$ 18,8 milhões. Por ora, somente as 98 unidades estão prontas. A previsão é que o restante do projeto seja concluído em quatro meses.