Título: Enem terá novas inscrições em pleno carnaval
Autor: Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 06/02/2010, O País, p. 17
Serão oferecidas vagas reabertas após desistências de candidatos; Prouni oferece a partir de hoje 165 mil bolsas
BRASÍLIA. Os alunos que não conseguiram nota suficiente para conquistar uma das 47,9 mil vagas em 51 universidades públicas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) terão que fazer a nova inscrição durante o carnaval.
No dia 15 de fevereiro, segundafeira de carnaval, começa a segunda fase de inscrições para preenchimento de vagas remanescentes.
O prazo vai até o dia 20 deste mês. Segundo o MEC, quase 100% das vagas oferecidas foram preenchidas, sobrando apenas 233 para serem ocupadas pelo sistema de cotas que cada instituição adota.
Na segunda fase, serão ofertadas essas vagas não preenchidas e outras que eventualmente ficarem abertas por conta de desistência dos selecionados na primeira fase.
O MEC acredita que o sistema de seleção via Enem incentivou alunos de um estado a tentar vaga em outro. Segundo a secretária de Ensino Superior do MEC, Maria Paula Dallari, os estudantes entenderam que, com a entrada de mais concorrentes no páreo, tinham que ir optando por cursos ou instituições fora de seus estados. Ao todo, 793 mil pessoas se inscreveram.
¿ Os alunos ganharam o Brasil. Eles perceberam que podem escolher outros lugares que não os deles. O potencial da mobilidade foi percebido ¿ disse Maria Paula.
O MEC ainda não tem um balanço sobre o número de alunos que se matricularam em cidades diferentes das suas. No entanto, a secretária observou que a maioria escolheu cidades na mesma região que a sua. Outra vantagem apontada pela secretária é que os alunos, diferentemente do que acontece no ves tibular, não têm que esperar um ano inteiro para tentar novamente, ao descobrirem que não atingiram a nota de corte do curso desejado. No Sisu, essa informação vai mudando conforme alunos com médias mais altas entram. A partir daí, é possível procurar a opção disponível que se adapta à nota.
Sobre os problemas registrados no 1 odia de inscrição, quando alunos do Sudeste tiveram dificuldades em acessar o site que hospeda o sistema, o MEC alega que foram pontuais e não afetaram o processo. No primeiro dia, somente 5% das inscrições foram feitas. No segundo, terceiro e quarto dias, a média foi de 20% e nos dois últimos, caiu para 15%.
¿ Temos segurança de que não houve prejuízo. Prova disso é que houve queda na inscrição nos últimos dias ¿ disse Maria Paula.
Hoje, começam as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni), que este ano oferecerá 165 mil bolsas, 9 mil a mais do que em 2009. São 86 mil bolsas integrais (de 100%) e 79 mil parciais (que cobrem 50% da mensalidade). Os interessados terão até o dia 10 de fevereiro para se candidatar. A nota mínima necessária é uma média de 400 pontos nas cinco provas do Enem. O resultado sai no dia 13 de fevereiro e as matrículas poderão ser feitas entre os dias 17 e 23 de fevereiro. Atualmente, o programa tem 396 mil bolsistas ativos.
Para uma bolsa integral, o candidato tem que contar com renda de até 1,5 salário mínimo por membro familiar.
O candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter estudado em escola particular como bolsista integral.