Título: Papel era rascunho, dizem advogados
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 06/02/2010, O País, p. 8

BRASÍLIA. Os advogados do governador José Roberto Arruda (ex-DEM) admitiram ontem que é dele o manuscrito apresentado pelo jornalista Edmilson Edson dos Santos, o Sombra, como suposta prova de seu envolvimento numa tentativa de suborno para frear as denúncias de corrupção no DF. Apesar de confirmar a autoria do documento, eles sustentaram que Arruda não teria tentado comprar o silêncio de Sombra. O jornalista é amigo de Durval Barbosa, autor das denúncias do mensalão do DEM.

Segundo os defensores de Arruda, o papel apreendido pela Polícia Federal era apenas um ¿rascunho¿, e não um bilhete para orientar a suposta oferta de suborno.

¿ É mania do governador falar escrevendo. Em geral o que está escrito é o que vai passando na cabeça dele¿ disse o advogado José Gerardo Grossi.

Pressionado sobre o episódio, o advogado Nélio Machado chegou a atacar o deputado distrital Geraldo Naves (DEM), aliado do governador que confirmou ter entregue o documento a Sombra.

¿ O governador deixa na mesa os papéis que escreve.

O uso ilegal e o desvio desses papéis será cobrado ¿ contou Machado, dizendo acreditar que Naves tenha agido de má-fé com Arruda.

Machado se contradisse sobre a conversa telefônica que Sombra diz ter mantido com Arruda para mudar seu depoimento à PF. Depois de negar o diálogo, ele disse que a conversa pode ter ocorrido sem que Arruda percebesse.