Título: Dilma descarta terceiro mandato
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 07/06/2009, Política, p. 6

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, participou ontem de um almoço na casa da ex-ministra do Turismo Marta Suplicy. Na entrada do evento ¿ somente para mulheres ¿, Dilma mandou um recado para os deputados que apoiaram a nova proposta de emenda constitucional (PEC) do terceiro mandato. ¿O que é que a gente pode fazer? Esperamos que num determinado momento entendam que não é isso que é o projeto do governo. O governo pode continuar sem ter terceiro mandato¿, disse a ministra.

Segundo ela, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva considera a democracia brasileira ¿ainda frágil¿ e, por isso, nega a possibilidade de se manter no poder. Ele vem afirmando que a tese de terceiro mandato está fora de cogitação. ¿Afinal de contas, temos 20 anos (de Constituição)¿, completou a ministra. ¿Daí por que ele defende que o mandato termine em 31 de dezembro. Agora, nós não temos como impedir que as pessoas tomem iniciativas.¿

Dutra indicado O campo majoritário do PT, Construindo um Novo Brasil (CNB), decidiu indicar a candidatura do ex-senador e presidente da BR Distribuidora, José Eduardo Dutra, ao comando do partido. A ideia é apresentá-lo a outras tendências para avaliação. ¿Pretendemos uma candidatura ampla que construa a governabilidade do PT¿, afirmou o deputado José Guimarães (CE).

O CNB espera adesão dos grupos da ex-ministra Marta Suplicy, do líder da bancada na Câmara, Cândido Vaccarezza, e do deputado Arlindo Chinaglia. Em seu discurso, Dutra comemorou: ¿Estou com vontade política e todo o tesão do mundo para presidir o PT¿.