Título: Dilma reage a FH e diz que comparar governos é discutir o futuro do país
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 08/02/2010, O País, p. 4

Em artigo, ex-presidente disse que "eleições não se ganham com o retrovisor

BRASÍLIA. A ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, defendeu ontem a estratégia eleitoral de comparar as gestões do governo Lula e do governo anterior.

Ela reagiu a artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, publicado ontem em O GLOBO, em que ele afirmou que ¿eleições não se ganham com o retrovisor¿.

¿ Comparar não é ficar olhando para o retrovisor. Pelo contrário. É discutir que caminho eu vou seguir. Para que lado eu vou. E por que o povo tem que discutir isso? Porque é importante saber se nós vamos fazer obras de saneamento ou não ¿ disse Dilma, ao participar do Encontro Nacional da Juventude do PT.

Militantes saúdam ministra como ¿presidenta¿ No artigo, o ex-presidente Fernando Henrique afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ¿inventa inimigos¿ e ¿enuncia inverdades¿ e desafiou o ¿lulismo¿ a fazer comparações ¿sem mentir¿ e ¿sem descontextualizar¿. A ministra Dilma disse não ver problemas nas comparações e ressaltou que o governo Lula é muito bem-sucedido.

¿ A comparação, quando se trata de a gente escolher caminhos, é sempre boa. Porque você vai discutir: ¿eu vou seguir aquele caminho ou vou seguir aquele outro caminho¿.

Para saber qual dos caminhos seguir, eu olho e comparo ¿ disse Dilma.

Ela citou algumas áreas de atuação do governo Lula em relação a gestões anteriores.

Lembrou que, de 1909 (governo Nilo Peçanha) até 2003, foram construídas 140 escolas técnicas, número igual ao do governo Lula, e que, segundo ele, terminará com 214 escolas técnicas. Lembrou o déficit habitacional e defendeu o subsídio para a construção de casas populares.

A ministra destacou a estabilidade econômica e citou como exemplo de comparação a reportagem do jornal O GLOBO de ontem, que revelou que pela primeira vez na História a classe C do Brasil passou a representar a maior fatia da renda nacional.

¿ Comparar, sim, uai. Se não comparar, fica difícil. Vamos discutir quem fez o que e quem fará o quê ¿ disse Dilma.

Num discurso para cerca de 400 militantes da Juventude do PT, Dilma insistiu nas comparações.

Muito descontraída, chegou a gritar com os militantes palavras de ordem. Ela foi aclamada como ¿presidenta¿ pelos petistas, aos gritos de ¿O povo decidiu: Dilma presidente do Brasil¿.