Título: Anomalias inconcebíveis
Autor: Brígido, Carolina; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 02/02/2010, O País, p. 8

Novo presidente da OAB critica impunidade BRASÍLIA. O novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, tomou posse ontem com um discurso em defesa de punição para as autoridades envolvidas no esquema de corrupção no Distrito Federal e o afastamento delas dos cargos. Segundo investigações da PF, o governador José Roberto Arruda comandava distribuição de propina a aliados políticos.

¿ Dinheiro em meias, em cuecas, em bolsas e oração para agradecer a propina são anomalias inconcebíveis, que demonstram total subversão de valores. As imagens falam por si. E expressam ainda um autismo revoltante, já que falam apenas para si, sem qualquer consequência penal para os infratores, que continuam em seus cargos e cinicamente ainda perdoam os que contra eles protestam.

Precisamos pôr fim à impunidade ¿ disse Cavalcante.

O advogado defendeu a decência na política e a ¿faxina moral nas instituições¿ como condição essencial para o desenvolvimento do país. Criticou o número de cargos de confiança na administração pública brasileira (cerca de 25 mil), comparando-o com o de países como Estados Unidos (cinco mil) e Inglaterra (pouco mais de cem): ¿ Devemos nos insurgir contra o loteamento do Estado, contra a prática de usar os cargos públicos para arrecadar dinheiro e financiar campanhas.