Título: Sensus: pré-candidatura de Ciro favorece Dilma na disputa com Serra
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 02/02/2010, O País, p. 4

Governador de SP segue na frente com 33,2%; Dilma tem 27,8%

BRASÍLIA. A pré-candidatura do deputado Ciro Gomes (PSBCE) à Presidência da República beneficia, neste momento, a candidatura da petista Dilma Rousseff, pois a coloca em situação de empate técnico com seu principal adversário, o tucano José Serra. Sem Ciro na disputa, Serra amplia sua vantagem sobre Dilma; mas a petista segue crescendo em qualquer cenário.

Segundo pesquisa do Instituto Sensus divulgada ontem pela Confederação Nacional dos Trabalhadores (CNT), Serra segue na frente com 33,2% das intenções de votos (contra 31,8% em novembro), Dilma, com 27,8% (21,7% em novembro), Ciro com 11,9% (17,5% em novembro) e Marina Silva (PV) com 6,8% (5,9% em novembro). Na margem de erro, a intenção de voto em Serra varia de 30,2% a 36,2%.

E Dilma, de 24,8% a 30,8%.

No cenário sem Ciro, entretanto, o tucano sobe para 40,7% (40,5% em novembro), Dilma Rousseff fica com 28,5% (23,5% em novembro) e Marina Silva vai a 9,5% (tinha 8,1% em novembro). No segundo turno com Dilma, José Serra venceria com 44% (tinha 46,8% em novembro) e a petista com 37,1% (Tinha 28,2% em novembro).

O presidente eleito do PT, José Eduardo Dutra, comemorou o resultado e disse que Dilma cresce a cada pesquisa, com ou sem Ciro. Ele contestou a avaliação de que a presença de Ciro na disputa favorece Dilma: ¿ Essa pesquisa está sendo interpretada da forma errada. O que tem de comparar é a evolução de Dilma nas pesquisas.

Quando tira Ciro ou Marina, naturalmente o nome mais conhecido leva vantagem. Na espontânea, Dilma já empatou com Serra.

O fato é que estamos tranquilos, sem salto alto de ver que Dilma esta consolidada como candidata com chances reais de ganhar a eleição ¿ avaliou Dutra.

Na oposição, o crescimento de Dilma é minimizado.

¿ Há um certo exagero nesse crescimento da Dilma, é espuma por causa dessa campanha ilegal ¿ disse o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP).

Com a candidatura de Ciro em queda nas pesquisas, a cúpula do PSB fará um último teste este mês, usando o programa partidário no rádio e na TV para expor o ex-ministro. Em março, decidirá se mantém sua candidatura a presidente.