Título: Para Ricardo Berzoini, desistência foi uma 'jogada competente' de Aécio
Autor: Vasconcelos, Adriana; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 18/12/2009, O País, p. 8

Presidente do PT diz que decisão do mineiro força Serra a se posicionar

SÃO PAULO. O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini, disse considerar que foi uma "jogada competente" do governador de Minas, Aécio Neves, deixar o governador paulista, José Serra, sozinho na disputa pela candidatura tucana à Presidência. Para Berzoini, o mineiro ainda não saiu do páreo:

- Foi uma resposta de Aécio Neves a essa postura de Serra de ignorá-lo no processo interno. Mas ele ainda não fechou a porta. Pode ser que, caso Serra desista da disputa, no ano que vem, sob muita insistência do PSDB, Aécio volte como candidato. Isso o fortaleceria.

Para o petista, a desistência do mineiro força Serra a se posicionar como pré-candidato a presidente, o que tem evitado.

- Foi uma jogada competente de Aécio. Isso o coloca no centro da cena política, e agora ele está dando as cartas, porque Serra terá de se posicionar em seu partido - disse o petista, que não descarta a possibilidade de chapa puro-sangue tucana em 2010: - Aécio tem feito discurso sobre não haver essa possibilidade, mas é muito cedo para se descartar qualquer coisa.

Berzoini afirmou que a desistência não muda nada para os petistas no cenário eleitoral.

- O fato é que, enquanto não acabar o prazo das candidaturas, tudo é muito indefinido.

Esse cenário de indefinições, segundo Berzoini, se estende ao PSB e a Ciro Gomes:

- Mesmo a candidatura de Ciro à Presidência, só lá na frente é que o PSB vai decidir. Defendo uma eleição polarizada. Mas isso não significa que seja entre dois candidatos (Dilma e Serra), mas entre dois projetos. Além disso, a decisão é do PSB.