Título: Marina: PT e PSDB deviam ter dialogado
Autor: Lima, Maria; Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 10/02/2010, O País, p. 8

Verde critica campanha plebiscitária

SÃO PAULO. A senadora Marina Silva (AC), pré-candidata do PV à Presidência da República, disse acreditar que PT e PSDB erraram por não terem dialogado à procura de um entendimento nos últimos 16 anos, período no qual governaram o país. Filiada ao PT até agosto do ano passado, ela frisou que os petistas deveriam ter procurado esse contato com os tucanos.

¿ Um erro que cometemos, e digo nós porque fiz parte do PT por 30 anos, foi o de não estabelecer um ponto de contato com o PSDB no período em que ele foi governo.

E a mesma coisa aconteceu no período em que o presidente Lula é governo ¿ disse Marina em entrevista à ¿TV Estadão¿, do site do ¿Estado de S. Paulo¿.

Frisando que a grande utopia do país é conseguir a governabilidade com base em princípios, e não apenas no ¿cálculo pragmático de maioria, que muitas vezes é fisiológica¿, Marina defendeu o entendimento entre os grandes partidos e disse ter ¿vontade de conversar¿.

¿ Ninguém governa sozinho ¿ disse, embora tenha reconhecido que um acordo suprapartidário também está no campo da utopia.

Ela criticou o tom plebiscitário que o presidente Lula quer dar à eleição presidencial deste ano e classificou a briga entre PT e PSDB de disputa ¿entre dois passados¿: ¿ Por mais relevantes que esses governos sejam, não podemos engessar o país em um plebiscito para ver quem fez mais no passado.