Título: Lula diz que 2009 foi mais do que bom, mas pede disciplina com gastos
Autor: Oliveira, Eliane; Almeida, Cássia
Fonte: O Globo, 29/12/2009, Economia, p. 20

Para FGV, recessão que atingiu o país este ano foi a mais intensa desde 1980

BRASÍLIA e RIO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, em seu programa semanal de rádio ¿Café com o presidente¿, que 2009 foi um ano ¿mais do que bom¿ e que, em 2010, o país estará em uma situação ¿confortável¿, com crescimento na economia. Recomendou, porém, disciplina com os gastos. No mesmo dia, o Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (Codace), ligado à Fundação Getulio Vargas (FGV), informou que a recessão que atingiu o Brasil este ano é página virada e que, mesmo curta, foi de tal intensidade que o recuo trimestral médio de 1,9% foi o maior desde 1980, quando o comitê começou a delimitar os ciclos econômicos no Brasil.

¿ Acho que nunca estive otimista como agora. Vamos nos preparar, vamos trabalhar, porque o que importa agora é muita cautela. É preciso que a gente tenha disciplina, que a gente faça as compras necessárias, sem se endividar demais ¿ disse Lula.

Lula evitou falar em números, mas garantiu que o país está preparado para crescer. Segundo ele, há aumento da massa salarial e postos de trabalho com carteira assinada estão sendo criados.

O presidente também destacou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o ¿Minha casa, minha vida¿ e o pré-sal.

¿ Tem gente que fala que a economia vai crescer 6%, tem gente que fala que vai crescer 5%, tem gente que fala que vai crescer 5,5%. Eu não quero dizer nenhum número. Eu só quero dizer que a economia brasileira vai crescer o suficiente para que a gente gere os empregos necessários, gere os aumentos de salário necessários e a gente possa continuar fazendo os investimentos para melhorar a vida do povo da periferia, para melhorar a vida do povo do campo, para melhorar a situação da classe média brasileira e para que os empresários ganhem mais dinheiro, porque eles ganhando mais dinheiro vão fazer mais investimentos, gerar mais emprego, mais salário, ou seja, é a roda gigante da economia girando, e é isso o que eu espero de 2010 ¿ afirmou.

De acordo com relatório do Codace, a expansão da economia começou no segundo trimestre de 2009, quando o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços) ficou positivo após dois trimestres de queda. Nas sete recessões anteriores, a média de contração trimestral ficara em 0,8%.

¿ Nos anos 80, tivemos nove trimestres seguidos de recessão, com a economia recuando 8,5% no período. Dessa vez, a queda foi menor (apenas dois trimestres), porém mais intensa ¿ afirmou Regis Bonelli, um dos membros do Codace.

Mercado eleva projeção para o PIB de 2010 O economista prevê que o país termine o ano estagnado, com um leve recuo.

As instituições financeiras, por sua vez, elevaram a previsão de crescimento do PIB de 2010 para 5,08%, ante projeção de 5% na semana anterior, segundo a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central ontem. A previsão para a taxa básica de juros, a Selic, no fim de 2010 foi mantida em 10,75% ¿ hoje está em 8,75%. A projeção do IPCA, índice oficial de inflação, também ficou inalterada em 4,5%.