Título: Propina documentada
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 14/02/2010, O País, p. 3

Desde setembro de 2009, tramita no STJ o processo de investigação do esquema de captação e distribuição ilegal de recursos no governo do DF.

Em outubro, o então governador José Roberto Arruda teria repassado R$ 400 mil ao esquema.

Esse montante foi entregue à PF pelo ex-secretário de Relações Institucionais do governo do DF, Durval Barbosa, que gravou também vários vídeos em que os envolvidos, inclusive Arruda, aparecem recebendo dinheiro. O dinheiro foi marcado e devolvido a Durval para ser distribuído como havia determinado Arruda.

Em novembro, a polícia iniciou a Operação Caixa de Pandora.

Com 16 mandados de busca e apreensão, tentava encontrar o dinheiro marcado nas casas, escritórios e gabinetes dos envolvidos. O inquérito aponta o governador como beneficiário e responsável pelos desvios e cita gravações de áudio e vídeo nas quais ele recebe e detalha a distribuição da verba ilegal.

Segundo as investigações, empresas pagavam propina a integrantes do governo do DF em troca de favores na administração pública. Os recursos eram distribuídos a deputados aliados.

Quinta-feira, o STJ determinou o afastamento de Arruda do cargo de governador do DF e sua prisão, sob acusação de tentar subornar uma testemunha do processo. Outros cinco suspeitos tiveram prisão preventiva decretada.