Título: Nova marca e projetos para crescer no exterior
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 14/02/2010, Economia, p. 25
Primeira hidrelétrica será na Nicarágua TUCURUÍ (PA). A Eletrobrás inicia o ano de 2010 com toda energia. Entre os planos audaciosos do presidente da estatal, José Antonio Muniz Lopes, estão mudanças em sua gestão para transformá-la na ¿Petrobras do setor elétrico¿.
O grupo Eletrobrás terá uma nova imagem, com uma nova marca única para todas as 15 subsidiárias. A empresa pretende construir na Nicarágua sua primeira usina no exterior.
¿ É uma marca moderna, arrojada que fala de água, meio ambiente, biomassa, energia renovável ¿ afirmou Muniz.
Segundo ele, a nova marca será lançada no dia 25 de março. Muniz adiantou que ela irá substituir as diferentes marcas de cada empresa do grupo (Eletronorte, Chesf, Furnas, Eletrosul e Eletronuclear). E, à frente do nome da empresa, virá o nome Eletrobrás.
¿ O presidente (Lula) pediu que transformássemos a Eletrobrás numa Petrobras, numa megaempresa.
E, por isso, será consolidada a marca Eletrobrás em todas as empresas do grupo ¿ explicou Muniz.
A nova marca apresentará a ideia da energia que renova.
O slogan será: ¿Energia para os novos tempos¿.
¿ Está se vendo um movimento do governo de criar grandes players brasileiros ¿ destacou.
A primeira usina hidrelétrica a ser construída pela Eletrobrás no exterior será a de Tumarim, na Nicarágua, com capacidade de 210 megawatts (MW). A Nicarágua tem 600 MW de capacidade instalada. A usina será construída por um consórcio formado por Eletrobrás, Queiroz Galvão e uma empresa local.
O foco da Eletrobrás no exterior é a América Latina, visando a ampliar a integração energética.
No Peru, o projeto mais avançado é o da usina de Inambari, além de quatro outras usinas em estudos.
(Ramona Ordoñez)