Título: NYT soube da prisão dias antes
Autor: Mazzetti, Mark; Filkins, Dexter
Fonte: O Globo, 17/02/2010, O Mundo, p. 21

Casa Branca pediu silêncio

WASHINGTON. O ¿New York Times¿ soube da captura do mulá Abdul Ghani Baradar na quinta-feira, mas adiou temporariamente a sua publicação a pedido da Casa Branca, que temia que a divulgação comprometesse as operações de inteligência no Paquistão. Ao serem consultados sobre o assunto, funcionários do governo argumentaram que muitos líderes talibãs não sabiam ainda da prisão e que, se soubessem, poderiam fugir, apagar seus rastros e serem mais cuidadosos em suas comunicações.

O jornal só revolveu publicar a reportagem na noite de segunda-feira, após fontes no Paquistão informarem que a notícia começava a correr a região. Num novo contato com a Casa Branca, funcionários do governo disseram entender a decisão de o jornal publicar o artigo.

¿ Mark Mazzetti e Dexter Filkins tinham a reportagem e pedimos que a Casa Branca comentasse ¿ contou o editor-executivo do jornal, Bill Keller, ao programa de rádio ¿The Take Away¿. ¿ Não é sempre que recebemos esse pedido. Temos repórteres acompanhando as tropas e certamente não divulgamos informações que coloquem em risco a segurança dos soldados.

Segundo Keller, já houve outras ocasiões em que uma solicitação semelhante foi ignorada.

¿ Temos casos de reportagens polêmicas que resolvemos publicar. Mas este não foi um pedido difícil. Não havia um interesse público em publicar a reportagem imediatamente. Somos responsáveis. Não queríamos comprometer os esforços de inteligência ¿ comentou.

A apresentadora Celeste Headlee ainda perguntou a Keller se havia ouvido algo parecido como em 2006, quando o jornal tinha uma reportagem sobre escutas ilegais promovidas pelo governo e que, segundo contam, o jornalista teria sido pressionado a não publicar ou teria ¿sangue nas mãos¿. Keller respondeu que até agora não ouviu um pedido do gênero do novo governo.