Título: Tema em foco também na América Latina
Autor: Sampaio, Nadja; Casemiro, Luciana
Fonte: O Globo, 17/02/2010, Economia, p. 20
A Consumers International elegeu a área financeira como foco em 2010, com a campanha ¿Meu dinheiro, meus direitos¿. No ano passado, a entidade apresentou uma lei-modelo de insolvência pessoal para a América Central e elaborou uma proposta de lei para cartões de crédito. Estão trabalhando no tema entidades de Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Chile, México e Brasil.
A entidade argentina Proconsumer está organizando um painel para expor temas financeiros relacionados à última reforma da Lei de Defesa do Consumidor. No Panamá, entrará em vigor a lei que regula o uso dos cartões de crédito, aprovada em dezembro do ano passado.
No Chile, a Odecu, entidade chilena associada à Consumers International, está terminando uma série de estudos em contratos de lojas comerciais e bancos. Já há algum tempo, a Odecu vem denunciando as cláusulas abusivas e as más práticas dos contratos de bancos e de lojas comerciais.
A entidade peruana Aspec denunciou que os bancos e lojas não publicam o custo total do crédito, o que pode duplicar a taxa de juros, devido ao fato de a atual legislação não exigir a informação da taxa efetiva anual. (Nadja Sampaio)