Título: DEM, agora, manda filiados entregarem cargos
Autor: Lima, Maria; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 12/02/2010, O País, p. 8

Parlamentares discursam sobre prisão de Arruda: Simon diz que momento é histórico, e Agripino elogia Justiça

Maria Lima, Isabel Braga e Soraya Aggege

BRASÍLIA e SÃO PAULO. A notícia da prisão do governador José Roberto Arruda (ex-DEM) movimentou o Congresso ontem, mesmo num dia esvaziado em função do carnaval. Os poucos senadores presentes no Senado foram ao plenário tão logo souberam da prisão. Era grande o constrangimento entre os parlamentares do DEM.

O mais exaltado, entretanto, era o senador Pedro Simon (PMDB-RS), que disse ser ontem um momento histórico para a política brasileira porque um político de peso foi preso por decisão quase unânime do segundo tribunal superior mais importante da escala do Judiciário brasileiro.

¿ Levo minha reza e solidariedade ao Arruda. Peço que Deus lhe dê ânimo, fé e coragem para suportar este momento.

Mas, para nós brasileiros, este é um momento histórico.

O momento em que, finalmente, um político importante, forte, no auge do seu prestígio, vai para a cadeia. Isso demonstra que, a partir de agora, talvez, o Brasil não será mais o país da impunidade ¿ discursou Simon.

Mesmo com a desfiliação de Arruda e do deputado distrital Leonardo Prudente, só ontem a executiva nacional do DEM determinou que seus filiados deixem os cargos que ainda ocupam no governo do Distrito Federal. Em nota, a executiva afirma que ¿a eventual inobservância da determinação acima sujeitará o filiado às sanções disciplinares previstas no estatuto do partido¿.

DEM: caso é página virada

O ex-líder do DEM na Câmara, deputado Ronaldo Caiado (GO), disse que não apoia a posse do vice-governador Paulo Octávio (DEM-DF).

¿ Não apoio Paulo Octávio para assumir o governo do DF.

Não me cobrem solidariedade com corrupção ¿ disse Caiado, no Twitter.

O líder do DEM, senador José Agripino (RN), disse que a Justiça está fazendo sua parte, e que o partido não defenderá ¿o indefensável¿: ¿ O governador Arruda, por três anos, orgulhou o DEM. Do ponto administrativo, fazia um belo trabalho.

Até aparecerem as imagens que indignaram o Brasil e a nós do partido. Arruda é uma página virada para o DEM ¿ disse Agripino.

A senadora Marina Silva (PV-AC), précandidata à Presidência, criticou a manifestação do presidente Lula, que teria ficado preocupado com a prisão de Arruda.

¿ Ouvi dizer que nosso presidente Lula disse que era preocupante a prisão do governador Arruda. Digo que preocupante é a impunidade.

A sociedade brasileira espera que haja punição rigorosa para os políticos que se envolvem com corrupção, desvios e abusos do poder, o que é raro ¿ disse ela.

O presidente da Fundação Teotônio Vilela, do PSDB, deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB-ES), considerou que a punição a Arruda precisará ser exemplar, já que as imagens exibidas em todo o país, mostrando as suspeitas de corrupção, ¿são autoexplicativas¿. Na avaliação do dirigente tucano, o aliado DEM e seu partido não serão atingidos na campanha: ¿ Vai atingir aos políticos de maneira geral. Mas, desde que o presidente Lula, durante a crise do mensalão, declarou que ¿todo mundo faz¿, fica difícil isso pegar em alguém.

Agora, a punição será muito positiva para todos nós ¿ disse Lucas.