Título: Líder petista diz que partido não fará uso eleitoral
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 12/02/2010, O País, p. 9

Para Vaccarezza, apenas quem errou deve receber punição

SÃO PAULO. O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, afirmou ontem que o PT não usará o episódio da prisão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DM), contra o governador de São Paulo, José Serra, provável candidato tucano à Presidência: ¿ Vamos mostrar nossas propostas e comparar os governos Lula com os do PSDB. O fato de Arruda estar nisso não envolve todo o DEM e muito menos José Serra. Quem tem que ser punido é apenas quem errou.

Agora, evidentemente que o DEM se enfraquecerá em Brasília, na disputa local ¿ disse.

Vaccarezza disse que não se surpreendeu com a medida porque Arruda estaria dificultando a ação da Justiça.

¿ Não creio que essa prisão, ou mesmo uma intervenção, criaria problemas. O Brasil está muito maduro em sua democracia.

Já levou um presidente ao impeachment, e a medida está toda focada na lei.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, presidente licenciado do PDT, também afirmou que seu partido não fará uso eleitoral do caso: ¿ Não se pode acusar todo um partido por causa de uma pessoa. Sinceramente, espero que ninguém faça uso eleitoral.

Nós não faremos uso.

O presidente nacional da CUT, Artur Henrique, integrou o movimento ¿Fora Arruda¿ em Brasília, disse que ficou surpreendido, mas faz feliz com a prisão. Henrique avaliou que o caso ajudará a garantir uma reforma política: ¿ Temos feito pressões nesse sentido, inclusive na questão do financiamento público das campanhas. Não é possível mais que o eleitor fique rendido diante de quem paga as campanhas eleitorais ¿ disse o presidente da CUT.