Título: Entidades apoiam prisão e elogiam decisão da Justiça
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 12/02/2010, O País, p. 9
OAB, AMB e ANPR pedem que Arruda permaneça na cadeia
BRASÍLIA. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) divulgaram notas de apoio à prisão do governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (ex-DEM). O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, afirmou em nota que a prisão repõe a ordem na política do país: ¿A prisão do governador José Roberto Arruda pode ser o marco histórico da quebra da impunidade na política brasileira.
A Justiça agiu, como é de seu dever¿.
O presidente da AMB, Mozart Valadares Pires, segue no mesmo tom: ¿Há fortes indícios de que o governador do DF estaria tentando destruir provas do processo no qual é acusado de corrupção.
E esse é um dos requisitos para a decretação de uma prisão preventiva¿, afirmou o presidente da AMB, entidade que reúne todos os segmentos da magistratura nacional.
Valadares diz esperar que a prisão preventiva do governador não seja revogada com rapidez e que a soltura de Arruda aguarde a conclusão do processo. ¿Ele pode atrapalhar as investigações, e a sociedade não suporta mais casos de corrupção como esse¿, afirmou.
A nota da Associação Nacional dos Procuradores da República elogia a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tomada na tarde de ontem. ¿O decreto é uma amostra incontestável do importante papel da Justiça no combate à corrupção no país¿, afirma o presidente da entidade, Antonio Carlos Bigonha.