Título: Procurador quer que Incra ajude nas investigações
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 13/02/2010, O País, p. 11
Polícia Federal apura extração de madeira em área federal SÃO PAULO. O procurador da República Svamer Adriano Cordeiro informou, por meio de sua assessoria, que requisitará informações do Incra e prosseguirá com a apuração: ¿ A região do assentamento é a mesma da Cutrale, que foi alvo de depredações do MST no mês passado. O processo legal da região é complexo e está sob litígio. Segundo o Incra, são cerca de 50 mil hectares do antigo Núcleo Colonial Monsão, adquirido pela União em 1910 para a realização de reforma agrária. O projeto foi esquecido e as áreas foram ocupadas de forma caótica.
O Incra já conseguiu recuperar 10 mil hectares na Justiça e ainda mantém 150 processos para tentar a reintegração da terra, inclusive contra a Cutrale.
A PF em Marília também abriu inquéritos para apurar a suposta extração de madeira em parte da área federal em Iaras, tanto por particulares quanto por meio de um convênio entre o Incra e a Cooperativa de Assentados do Projeto Zumbi dos Palmares (Cocafi), ligada ao MST. (Soraya Aggege).