Título: Lula diz que FH teme cair no esquecimento
Autor:
Fonte: O Globo, 13/02/2010, O País, p. 10
Presidente afirma que seu antecessor baixou o nível e foi desrespeitoso ao criticar Dilma BRASÍLIA. Pela primeira vez nas duas últimas semanas, período em que esquentou o debate público entre tucanos e petistas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu diretamente ao ex-presidente Fernando Henrique. Lula afirmou ontem que o ex-presidente ¿está baixando o nível¿ e sendo desrespeitoso nos comentários sobre a ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.
Para ele, Fernando Henrique ¿está com medo de cair no esquecimento¿.
As declarações foram feitas em entrevista a rádios goianas, seguindo a praxe usada pelo presidente ao visitar estados.
Ele passou a sexta-feira em Goiás, acompanhado de Dilma e de outros auxiliares.
Lula afirmou que tudo o que tem feito é comparar os números e feitos dos governos petista e tucano. O presidente criticou FH pelos comentários que ele disse considerar de caráter pessoal. Esta semana, o tucano disse que Dilma ainda não inspira confiança, é apenas ¿um reflexo do líder¿, autoritária e dogmática.
¿ Eu acho uma falta de respeito do ex-presidente da República ficar criticando a Dilma.
Primeiro, porque ele não a conhece.
Segundo, porque seria extremamente importante que ele esperasse começar a campanha para poder vê-la fazer os debates e para poder fazer julgamento ¿ afirmou Lula.
Lula disse ainda que Fernando Henrique deve ter mágoa: ¿ O ex-presidente deve ter alguma mágoa e ele não explicita isso publicamente, ou seja, uma mágoa de o meu governo ter tido tanto sucesso, de o Brasil estar tão reconhecido internacionalmente, coisa que ele achava que não ia acontecer porque ele imaginava que nós íamos ser um fracasso total. Então, quando ele vê eu ganhar o prêmio de O Homem do Ano pelo ¿El País¿, O Homem do Ano pelo ¿Le Monde¿, ganhar o prêmio do governante global, em Davos (Suíça), ele deve ficar muito chateado.
Para o presidente, a intervenção de Fernando Henrique em defesa pública da administração tucana ¿é quase que uma coisa nostálgica¿: ¿ O presidente Fernando Henrique Cardoso, com medo de cair no esquecimento, ele começa a... porque veja, a verdade é que o Alckmin não quis ele na campanha de 2006, a verdade é que o Serra não o quer na campanha de 2010. Então, uma forma de você voltar a ser... na política é você arrumar um inimigo para você criticar ¿ disse Lula, em referência ao candidatos do PSDB à Presidência em 2006, Geraldo Alckmin, e ao provável candidato tucano este ano, o governador de São Paulo, José Serra.
Para presidente, Dilma não deve reagir
Lula afirmou que a formação intelectual de FH deveria servir ¿pelo menos para a educação, ou seja, para respeitar as pessoas¿: ¿ Eu acho que ele está baixando muito o nível para um homem que tem a formação intelectual que ele tem.
Apesar de considerar o movimento tucano excessivo, o presidente disse acreditar que Dilma deve ficar tranquila e não aceitar provocação: ¿ A única coisa que eu quero é que a Dilma não responda às críticas feitas pelo ex-presidente ou por quem quer que seja. Ela tem que apresentar o trabalho dela. O povo está cansado de ouvir campanha com baixo nível, de agressões, de acusações. Ela tem que mostrar o que ela fez no governo e o que ela se propõe a fazer daqui para a frente.
Para o presidente Lula, as críticas de FH não devem ser levadas em conta: ¿ A gente tem sempre que dizer o seguinte: um ex-presidente da República tem o direito de ficar quieto ou tem o direito de falar o que bem entender.
E o Fernando Henrique Cardoso será julgado pelas suas palavras, como foi julgado pelo seu governo.
O ex-presidente deve ter alguma mágoa que ele não explicita publicamente, uma mágoa de o meu governo ter tido tanto sucesso Luiz Inácio Lula da Silva