Título: Pedido impeachment também do vice
Autor:
Fonte: O Globo, 13/02/2010, O País, p. 4
OAB de Brasília recomenda que Paulo Octávio se licencie do cargo
BRASÍLIA. A Câmara Legislativa recebeu ontem quatro pedidos de impeachment contra o governador em exercício do Distrito Federal, Paulo Octávio (DEM). Os pedidos foram protocolados pelos presidentes da OAB no DF, Francisco Caputo; do PT do Distrito Federal, Roberto Policarpo; da Central Única dos Trabalhadores do DF, Rejane Pitanga; e do PSB-DF, Marcos Dantas. Todos defenderam a saída de Paulo Octávio, alegando que ele também é citado no inquérito da PF.
¿ Ele (Paulo Octávio) daria uma grande demonstração de apreço pela cidade caso se licenciasse do cargo para dar tranquilidade às investigações ¿ afirmou Caputo.
Entre os distritais aliados de Arruda, a prisão do governador e o pedido de intervenção federal no DF, feito pela Procuradoria Geral da República, acenderam a luz amarela. Pressionados, concordaram em dar andamento aos processos contra Arruda, e avisaram ao próprio governador afastado que será difícil evitar a cassação de seu mandato.
Ontem, em reunião com a presença de 13 dos 24 distritais, os deputados da base marcaram para quinta-feira a votação dos três pedidos de impeachment contra Arruda na Comissão de Constituição e Justiça. O relator dos processos, deputado Batista das Cooperativas (PRP), aliado de Arruda, anunciou que seu voto é favorável à admissibilidade dos processos.
¿ O episódio da prisão do Arruda, somado ao pedido de intervenção federal, fez com que a base aliada desse uma mexida.
Parece que a base ruiu ¿ disse o petista Paulo Tadeu.
Paulo Octávio desistiu de ir à reunião, mas o secretário de Obras do DF, Alberto Fraga, disse aos aliados que Arruda não renunciará. Deixou o encontro, no entanto, com um pedido da base para que Arruda mude de ideia. Integrante da CCJ, o petista Chico Leite está certo de que a admissibilidade será aprovada na comissão, que tem cinco integrantes. São necessários apenas três votos para a aprovação do pedido. Além de Batista das Cooperativas e Chico Leite, o deputado Paulo Roriz (DEM) teria dito que votará pela admissibilidade.
O advogado de Paulo Octávio, Antonio Carlos de Almeida Castro, reagiu aos quatro pedidos de impeachment: ¿ O impeachment só pode ser pedido quando o ato é praticado no exercício do poder. E Paulo Octávio só assumiu agora o governo do Distrito Federal.
Há uma precipitação da OAB.
Isso é um ato político.