Título: Lula agora diz ter ficado chocado com gravações
Autor:
Fonte: O Globo, 13/02/2010, O País, p. 4
Após divulgação das cenas de Arruda recebendo dinheiro, porém, presidente tinha dito que "imagens não falam por si" BRASÍLIA. O presidente Lula mudou de opinião sobre as imagens do governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (ex-DEM), que foi gravado em vídeo recebendo um pacote de dinheiro do ex-secretário de seu governo Durval Barbosa. A imagem choca, disse Lula ontem. No início de dezembro, porém, três dias depois que veio à tona o escândalo do mensalão do DEM de Brasília, o presidente disse que ¿imagens não falam por si¿.
Anteontem, quando Arruda foi preso, Lula lamentou o fato e, segundo auxiliares, ficou abatido. Perguntado ontem se teria ficado abatido com a prisão do governador, o primeiro da História do Brasil a ser preso no exercício do mandato por corrupção, Lula afirmou: ¿ Não, não. Obviamente que eu fico chocado quando vejo as denúncias de corrupção neste país, fiquei chocado quando aparece aquele filme do Arruda recebendo dinheiro ¿ disse, em entrevista pela manhã a emissoras de rádio de Goiás, onde passou o dia inaugurando obras.
No dia 1ode dezembro, em visita a Portugal, Lula minimizara o teor do vídeo: ¿ As imagens não falam por si. O que fala por si é todo o processo de apuração, todo o processo de investigação. Quando tiver toda a investigação terminada, a Polícia Federal vai ter que apresentar o resultado final do processo. Aí, quem vai fazer juízo de valor é a Justiça. O presidente da República não pode ficar dando palpite.
Na entrevista de ontem, Lula disse considerar absurdo que esse tipo de coisa ¿ corrupção, propina ¿ ainda aconteça no Brasil em pleno século XXI, mas salientou a importância da decisão da Justiça sobre a prisão de Arruda, decretada pela maioria dos juízes.
Lula confirmou que houve acordo com a Polícia Federal para evitar a superexposição do governador afastado: ¿ O que aconteceu foi que a Polícia Federal aceitou um pedido do próprio Arruda, que pediu para se entregar na Polícia Federal, sem precisar sair de casa algemado. Como também a Polícia Federal não está mais disposta a fazer pirotecnia com quem quer que seja, foi uma atitude correta dele de ir lá e se apresentar. E tantos quantos quiserem se apresentar, não precisa surpresa: vão lá, se apresentam e ficam presos.
De forma que eu espero que o que aconteceu com o Arruda sirva de exemplo para que não possa mais se repetir em lugar nenhum.
Decisão sobre intervenção cabe à Justiça, diz ele
Sobre a intervenção federal no Distrito Federal, pedida pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, Lula disse entender que só deve ocorrer se o vice-governador Paulo Octávio, governador em exercício, tiver algum impedimento da Justiça para ocupar o cargo.
Afirmou, no entanto, que a decisão caberá à Justiça.
¿ Olhe, se a Justiça Federal decidir pela intervenção, vai haver intervenção. Se não houver acusação contra o vice-governador, é de direito que ele possa assumir o governo e governar.
Agora, isso está na mão da Justiça.
Pela lei, se o Supremo aceitar o pedido de intervenção, cabe ao presidente decretá-la e nomear o interventor.
¿ O Judiciário vai decidir.
Aí, (se for pela intervenção) o governo federal não terá dúvida de colocar alguém para governar Brasília.