Título: El País diz que Dilma é mais estatizante
Autor: Lima, Maria; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 18/02/2010, O País, p. 3

O jornal espanhol ¿El País¿ publicou ontem uma reportagem na qual afirma que a ministra Dilma Rousseff, candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência, tem um projeto político que ¿consagra uma maior e mais decisiva presença do Estado na economia brasileira¿, e será apresentado no encontro nacional do PT.

O texto, que também ganhou uma versão na página do jornal na internet, diz ainda que a ministra está ¿mais à esquerda¿ e é ¿mais estatizante¿ do que Lula: ¿Para Rousseff, ex-guerrilheira, mais à esquerda de Lula, o Brasil necessita de um Estado mais forte na economia, não apenas para atrair investimentos, mas para realizar obras¿, escreveu o correspondente do ¿El País¿ no Rio de Janeiro, Juan Arias.

Segundo ele, ¿para Rousseff, o grande desafio, se ganhar as eleições, será superar o peso de 25 anos de estancamento da economia e das políticas econômicas¿.

O correspondente também cita uma frase de Dilma: ¿Com Lula aprendemos o caminho¿.

Além disso, ele diz que a maior intervenção estatal que seria realizada por Dilma, caso ela vença as eleições deste ano, serviria para universalizar o acesso a serviços básicos, melhorar a segurança pública e também para aumentar a oferta de moradias.