Título: Brasil quer reatar diálogo com Honduras
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 20/02/2010, O Mundo, p. 26

Presidência admite pela primeira vez o incômodo de precisar abrigar Zelaya

BRASÍLIA. O governo brasileiro defendeu ontem, pela primeira vez, a retomada do diálogo entre o Brasil e Honduras ¿ país cujas eleições, que teve como vitorioso Pepe Lobo, ainda não foram reconhecidas pelos brasileiros e por parte das nações associadas à Organização dos Estados Americanos (OEA). Segundo o portavoz da Presidência da República Marcelo Baumbach, o presidente Lula entende que Honduras deve voltar para a OEA.

Baumbach esclareceu que, por enquanto, não existe uma proposta concreta sobre o tema a ser levada pelo Brasil à cúpula de chefes de Estado da América Latina e do Caribe, no início da próxima semana, em Cancún, no México. Tudo vai depender do resultado da conversa que Lula terá com os presidentes que participarão do evento.

O porta-voz indicou que o reconhecimento das eleições, realizadas em novembro de 2009, só deve acontecer mediante condições que garantam o cumprimento dos princípios democráticos e não criem um precedente na região, com o golpe de Estado que depôs o então presidente hondurenho, Manuel Zelaya.

Aliás, entre os compromissos que deveriam ser tomados pelo novo governo estão a criação de uma Comissão da Verdade e o retorno de Zelaya ao país, para que haja um processo de reconciliação nacional.

¿ A posição brasileira nunca foi isolada. O Brasil sempre consultou seus vizinhos. Mas o presidente Lula não quer que perdure a ruptura do diálogo com o governo hondurenho, embora esteja preocupado com o precedente institucional ¿ disse Baumbach.

Também pela primeira vez, o governo brasileiro admitiu o incômodo de ter recebido Zelaya na embaixada, onde ficou por quatro meses. Segundo Baumbach, o Brasil foi levado a abrigar Zelaya a ¿contragosto¿.