Título: Paulo Octávio negocia blindagem
Autor: Costa, Donizeti; Carvalho, Cleide
Fonte: O Globo, 22/02/2010, O País, p. 4

Governador manobra na Câmara do DF para se desvincular de Arruda

BRASÍLIA. Em seu esforço para se manter no cargo, o governador em exercício do Distrito Federal, Paulo Octávio (DEM), negociou uma blindagem com 12 deputados distritais ¿ metade da Câmara Legislativa, onde é alvo de três processos de impeachment já aceitos pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Paulo Octávio, que tenta se descolar do governador afastado José Roberto Arruda, reuniuse com os deputados sábado, em local sigiloso, já que parte do grupo não queria ser vista participando da reunião.

O primeiro passo da estratégia consiste em separar os pedidos de impeachment de Paulo Octávio e de Arruda, que está preso desde o último dia 11 na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. A ideia é criar uma nova comissão especial para tratar apenas dos processos contra Paulo Octávio.

¿ Assim como o PT, base é base. Quem tem base tem é que usar ¿ disse ontem o secretário de Transportes do DF, Alberto Fraga (DEM), que participou do encontro.

A abertura do processo de impeachment, com o afastamento do governador por 120 dias, requer 16 dos 24 votos da Câmara. Ou seja, basta o apoio de nove parlamentares para barrar a iniciativa.

Hoje, está prevista a eleição do presidente e dos relatores da comissão especial na Câmara encarregada de analisar as acusações por crime de responsabilidade e fazer um relatório, que será submetido ao plenário. Inicialmente, a comissão especial analisaria só as acusações contra Arruda. Na última quinta-feira à noite, porém, os deputados aprovaram às pressas a admissibilidade de três pedidos contra Paulo Octávio, numa reação à sua desistência de renunciar.

Até então, o entendimento, inclusive entre deputados governistas, era o de que a mesma comissão cuidaria dos processos contra Arruda e Paulo Octávio, designando apenas relatores diferentes.

Mas Paulo Octávio quer tramitações separadas.

O deputado Chico Leite (PT), que integra a comissão e quer ser relator, é contra uma nova comissão.

¿ O governador em exercício começou muito mal, tentando interferir no processo contra ele ¿ disse Leite. ¿ O que houve para que os deputados queiram formar uma nova comissão? A linha de defesa de Paulo Octávio sustenta que sua situação é diferente da de Arruda, já que ele não aparece em vídeos recebendo dinheiro ¿ embora o principal executivo de seu grupo empresarial tenha sido gravado nessa situação. Fraga argumenta também que Paulo Octávio não poderia sofrer impeachment por atos praticados quando era vice.

O plenário do Supremo Tribunal Federal julgará na quintafeira o pedido de habeas corpus em favor de Arruda.