Título: Inflação vai a 0,94% e juro deve subir em março
Autor: Almeida, Cássia
Fonte: O Globo, 24/02/2010, Economia, p. 23
IPCA-15 avança em fevereiro, pressionado por escolas e ônibus. Analistas já preveem alta da Selic no mês que vem
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) ficou em 0,94% em fevereiro, contra 0,52% em janeiro, informou ontem o IBGE. O indicador é uma prévia do índice que orienta o sistema de metas do governo e mostra a variação de preços entre 15 de janeiro e 10 de fevereiro.
Apesar de estar dentro do previsto pelos analistas, a taxa é bem superior aos 0,63% de fevereiro de 2009.
Segundo economistas, a inflação, que não era preocupação no fim do ano passado, começa a mostrar indícios de repasse para os preços da economia aquecida. Assim, a elevação da taxa básica de juros Selic (8,75% ao ano), que muitos economistas acreditavam só aconteceria em abril, deverá ocorrer já em 17 de março, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), na visão dos analistas.
Apenas nos dois primeiros meses deste ano, a inflação medida pelo IPCA deve acumular 1,4% de alta, quase alcançando o número previsto pelo último relatório de inflação do BC para o primeiro trimestre do ano. A estimativa era de que a inflação chegaria a 1,6% ao fim de março.
¿ A inflação foi puxada por fatores isolados que, por coincidência, aconteceram todos em fevereiro. Mas há uma preocupação com a inflação maior que a meta este ano (4,5%), sim ¿ afirmou o professor da PUC, Luiz Roberto Cunha.
Os fatores isolados são a educação, que sempre sobe no início do ano. A alta foi de 4,55%. O reajuste dos ônibus urbanos de 3,84% em cinco capitais também ajudou a elevar o IPCA. Só esses dois grupos responderam por 48% da inflação.
¿ São altas pontuais, mas há mais que isso. Há indícios fortes de que a inflação está pressionada pela demanda. Os serviços estão subindo muito.
Os serviços médicos ficaram 1,23% mais caros ¿ disse Elson Teles, economista-chefe da Concórdia Corretora Em 12 meses, IPCA-15 está acima da meta de 4,5% No ano, o IPCA-15 acumula alta de 1,46% e, nos últimos 12 meses, soma 4,63%. A taxa está acima da meta fixada pelo governo para este ano, de 4,5%.
¿ O relatório Focus (pesquisa com analistas de mercado feita pelo BC) estima juros de 11,25% e mantém a previsão de inflação perto de 4,9%. E é isso que deve acontecer, mesmo com a alta de juros, a inflação deve fechar o ano acima da meta ¿ afirma Cunha.
Segundo Teles, o ambiente é propício para remarcações, e deixar a alta de juros para a reunião de abril do Copom seria muito tarde: ¿ É quase certo que os juros subirão em março.
Mas nada que comprometa o crescimento da economia acima de 6%, conforme as previsões.
Para o professor da PUC, esse ajuste nos juros deverá impedir pressão inflacionário maior no segundo semestre.