Título: Eminência parda corporativa
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 24/02/2010, Economia, p. 18
Ex-ministro dá conselhos de Vale à Cimpor, passando por Telmex
Oficialmente afastado do cenário político desde o fim de 2005, devido ao escândalo do mensalão, José Dirceu vem usando sua experiência para dar consultoria a empresas.
Da gigante da mineração Vale à cimenteira portuguesa Cimpor, Dirceu aproveita o peso de sua longa carreira política.
Reportagem publicada pelo GLOBO em dezembro de 2007 mostrava suas viagens para lobby empresarial em vários países, como México, Venezuela, Bolívia, Cuba e Estados Unidos. Fontes contaram ¿ e Dirceu posteriormente confirmou ¿ que ele conheceu o bilionário mexicano Carlos Slim, dono de Telmex e América Móvil (controladora da Claro), em 2003. No ano seguinte, o ex-ministro trabalhou por uma solução para a venda da Embratel à Telmex.
Este ano, correu a notícia de que Dirceu disse a integrantes do governo português que o Planalto não tinha preferência por qualquer grupo brasileiro na disputa pela Cimpor. E, em 2009, ele tentou intermediar a reconciliação entre Lula e o presidente da Vale, Roger Agnelli.
Lula havia criticado a mineradora por ter demitido no auge da crise.
Dirceu também foi à Bolívia em abril de 2006, em um jatinho da mineradora MMX, de Eike Batista, mas disse que a viagem foi política, não para defender o empresário