Título: Aécio reduz jornada de servidor em MG
Autor:
Fonte: O Globo, 24/02/2010, O País, p. 8

Motivo, porém, é que governo terá nova sede, mais longe

BELO HORIZONTE. O governo de Minas promete economizar R$ 92 milhões anuais com a transferência de sua sede para a Cidade Administrativa, complexo de prédios em Belo Horizonte com inauguração prevista para a semana que vem. Mas permitirá que os servidores lotados no local tenham jornada de trabalho 25% menor. O governador Aécio Neves (PSDB) assinou ontem decreto que regulamenta a redução da jornada do funcionalismo, a título de facilitar a adaptação e o transporte para a área, a 18 quilômetros do Centro da capital.

A medida vale para funcionários efetivos e comissionados que trabalham 40 horas semanais.

A permanência diária em serviço cairá de oito para seis horas. Até 16.322 trabalhadores serão contemplados pelo decreto, que vale para este ano e será aplicado de forma gradual. O cronograma prevê a transferência das repartições até outubro.

A redução de jornada foi autorizada por lei aprovada na Assembleia e sancionada em janeiro pelo governador. O texto suscitou críticas da oposição, que alertou para a possibilidade de a produtividade cair e classificou o benefício de eleitoreiro.

A secretária de Estado de Planejamento, Renata Vilhena, disse que o número de servidores afetados representa 5,2% do total do estado, parcela insuficiente para prejudicar o cumprimento de metas e comprometer a prestação de serviços. Segundo ela, o decreto vale até dezembro e o governo não aventa a possibilidade de prorrogação: ¿ Foi uma reivindicação que tivemos e uma preocupação do governador. Muitas pessoas têm de se adaptar, principalmente quem tem filhos na escola. (É) para diminuir qualquer dificuldade que o servidor tenha.

Aécio deve inaugurar o empreendimento no dia 4 de março, centenário de nascimento do avô, o ex-presidente Tancredo Neves. O presidente Lula é aguardado. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a obra durou 25 meses. Os contratos com empreiteiras somaram R$ 948 milhões.