Título: DEM dissolve diretório no Distrito Federal
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 25/02/2010, O País, p. 3

BRASÍLIA. O DEM dissolveu ontem o diretório do partido no Distrito Federal, em mais uma ação para tentar se desvincular do escândalo do mensalão em Brasília. Para evitar mais desgaste, o partido optou por uma manobra menos traumática: o presidente interino do diretório, deputado Osório Adriano (DEM-DF), pediu a autodissolução do coletivo, durante reunião da Executiva Nacional, reunida ontem. O senador Marco Maciel (DEM-PE) foi escolhido para comandar a reestruturação do partido no DF.

A ideia é ter uma nova composição para enfrentar o calendário eleitoral. O presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse que Maciel será o coordenador do processo, mas o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) preferiu dizer que ele será um interventor.

A proposta de autodissolução foi uma maneira de se antecipar ao pedido de intervenção que seria votado na Executiva, já que integrantes como Caiado e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) defendiam esse tipo de medida. A decisão foi considerada menos traumática. O fato ocorre um dia depois de o ex-vice-governador Paulo Octávio pedir desfiliação do partido e renunciar ao cargo. O governador afastado José Roberto Arruda já tinha se desfiliado da legenda antes de sua expulsão por chefiar o esquema do mensalão.

O DEM também manteve a decisão de exigir a saída de seus filiados dos cargos que ocupam no governo do GDF. O caso mais importante é o do deputado Alberto Fraga (DEMDF), que vinha resistindo a deixar o cargo de secretário de Transportes. Segundo Rodrigo Maia, Fraga acatou a decisão da Executiva e pediu cinco dias para sua saída, apenas para acertar quem será seu sucessor.