Título: Vacinação contra gripe suína é ampliada
Autor:
Fonte: O Globo, 26/02/2010, O País, p. 16

Ministério da Saúde resolve imunizar também adultos na faixa etária de 30 a 39 anos

BRASÍLIA. O Ministério da Saúde anunciou ontem que adultos entre 30 e 39 anos poderão receber a vacina contra a gripe A (H1N1) ou gripe suína.

Esse grupo estava fora da campanha nacional de imunização, que começa dia 8 de março. Além dos adultos saudáveis dessa faixa etária, o ministério vai vacinar profissionais de saúde, crianças de 6 meses a 2 anos incompletos, pessoas com problemas crônicos de saúde, povos indígenas, mulheres grávidas e jovens entre 20 e 29 anos.

De acordo com o governo, esses grupos foram escolhidos porque são os mais vulneráveis ou apresentam os sintomas mais graves quando infectados.

¿ A inclusão de mais um grupo populacional dentro das prioridades de vacinação contra a gripe pandêmica representa mais 29 milhões de pessoas. Isso significa que estamos começando uma campanha para imunizar, em dois meses em meio, 91 milhões de brasileiros ¿ disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante a I Reunião Preparatória com os Coordenadores Estaduais em Imunizações ¿ Campanha Influenza.

Para incluir a população entre 30 e 39 anos na campanha, o ministério vai comprar mais 30 milhões de doses da vacina.

Ao todo, o Brasil terá 113 milhões de doses. A compra será realizada com o aporte de R$ 300 milhões, que serão liberados por Medida Provisória.

País terá 36 mil postos de vacinação Segundo Temporão, durante a campanha, que é dividida em cinco etapas, o ¿Brasil vai enfrentar o seu maior desafio em termos de campanha de vacinação de toda a história do Programa Nacional de Imunização¿.

¿ (A campanha) É um esforço que vai exigir uma forte mobilização para que a população brasileira esteja protegida quando as temperaturas caírem e a segunda onda da gripe pandêmica se aproximar do Hemisfério Sul. Isso é fundamental para enfrentarmos a doença de forma muito mais segura do que no ano passado, quando não tínhamos a vacina.

A expectativa é imunizar 91 milhões de pessoas, além de vacinar 19 milhões de idosos contra a gripe comum, para diminuir o número de mortes e reduzir os casos graves. Ao todo, serão 36 mil postos de vacinação em todo o país. A primeira etapa, quando os profissionais de saúde e os índios serão imunizados, acontece entre os dias 8 e 19 de março.

O último grupo a ser vacinado é população que tem de 30 a 39 anos. A imunização será entre os dias 10 e 21 de maio.