Título: Enem terá lista de espera para não aprovados
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 26/02/2010, O País, p. 16
Objetivo do MEC é agilizar preenchimento de vagas restantes
BRASÍLIA. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que preenche vagas em universidades federais com base no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), passará a ter lista de espera com o nome dos candidatos não aprovados, ao final das três rodadas de inscrição. É o que determina portaria publicada ontem no Diário Oficial. O objetivo é agilizar o preenchimento de vagas remanescentes.
Criado pelo Ministério da Educação (MEC) para substituir os vestibulares tradicionais, o novo Enem permite o ingresso em 51 instituições públicas de ensino superior, por meio do Sisu. Mas, das 47.913 vagas oferecidas, apenas 18.673 (39%) foram ocupadas, após a primeira rodada.
Na segunda etapa de inscrições, encerrada semana passada, estavam em disputa 29.240 vagas. Os candidatos selecionados no Sisu têm até hoje para comparecer às universidades e fazer as matrículas. Mais uma vez, as vagas não preenchidas serão objeto de uma terceira rodada no Sisu, de segunda a quarta-feira da semana que vem.
As inscrições ocorrem pela internet (www.mec.gov.br).
A portaria publicada ontem permitirá também que estudantes aprovados no Sisu, mas que não pretendam fazer a matrícula, possam informar isso ao MEC, através do próprio sistema de seleção online. O objetivo é evitar que a vaga fique ¿congelada¿ até que se esgote o prazo de matrícula, permitindo que outro estudante seja imediatamente contemplado.
Inscrições podem ser canceladas no próprio Sisu O MEC informou que os candidatos que desistirem da vaga poderão cancelar a inscrição no próprio Sisu, durante o período de inscrições da terceira rodada, semana que vem. Já a lista de espera será criada durante o período de matrícula para candidatos selecionados na terceira rodada ¿ de 9 a 12 de março. Ou seja, enquanto estudantes selecionados na terceira rodada estiverem fazendo a matrícula, quem ficou de fora terá a oportunidade de ingressar na lista de espera. Com isso, o MEC espera acelerar o preenchimento das vagas remanescentes ao final das três rodadas de inscrições no Sisu.
Adiado em outubro, após o vazamento de questões, o novo Enem acabou ocorrendo em dezembro. O MEC tinha planos de realizar pelo menos duas edições do exame por ano, uma em cada semestre. Mas é cada vez menos provável que isso ocorra em 2010. No ministério, fala-se que o novo Enem será repetido só no segundo semestre, deixando para 2011 ¿ no primeiro ano do governo que suceder ao do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ¿ a ideia das duas edições.
O MEC não descarta também usar o Enem 2009 para preencher vagas em universidades federais no meio do ano. Para isso, bastaria rodar o banco de dados do Sisu, destinando as vagas do segundo semestre para os candidatos que fizeram o Enem e não foram selecionados pelo Sisu neste primeiro semestre.