Título: Na Bahia, mais 44 presos em festa com cocaína
Autor: Peixoto, Mariana; Wanderley, Glauco
Fonte: O Globo, 26/02/2010, O País, p. 15

Denúncia anônima levou polícia ao local da comemoração; 12 adolescentes entre 14 e 17 anos foram detidos

SALVADOR. Depois da prisão em flagrante de 110 pessoas numa festa promovida por traficantes na cidade de Feira de Santana, terça-feira, um caso parecido ocorreu em Salvador anteontem. Policiais militares prenderam 44 pessoas numa festa no bairro da Boca do Rio, orla marítima da capital baiana, após uma denúncia anônima, e apreenderam cocaína. A comemoração ocorria no terraço da casa, alugado por R$80. Segundo a polícia, os ¿anfitriões¿ da festa eram os irmãos Vinícius, 27, e Leonardo dos Santos Nascimento, 25, que comemoravam o aniversário e alugaram o terraço para a festa. Os dois não têm passagem pela polícia. Eles foram autuados em flagrante e vão responder por tráfico e formação de quadrilha.

Entre os detidos, 12 eram adolescentes com idades variando entre 14 e 17 anos, sendo nove meninas e três meninos. Segundo a titular da Delegacia para o Adolescente Infrator (Dai), Claudenice Mayo, nenhum tinha passagem pela polícia. Ela afirmou que todos eram usuários de drogas, mas suspeita que nenhum tem envolvimento com o tráfico.

¿ Quatro menores foram liberados após os pais comparecerem à delegacia. Vão responder em liberdade e serão encaminhados ao Ministério Público ¿ informou a delegada.

De acordo com ela, os outros nove, que não receberam visita dos pais, seriam levados para a 2ª Vara de Infância e Juventude, para que a promotora determinasse o destino de cada um. Segundo o major Valter Menezes, os policiais encontraram os participantes consumindo cocaína em cima de CDs. Com os adolescentes, foram apreendidas 13 trouxas de haxixe, 13 de maconha prensada e seis de maconha pronta para uso.

O adolescente X., de 16 anos, disse que foi preso por acaso:

¿ Estou passando uns dias na casa de minha tia, na Boca do Rio. Ela pediu para eu chamar meu primo, que estava no aniversário. Não tenho nada a ver com isso ¿ afirmou, chorando.

¿ Fui convidada pelo aniversariante, mas só fui beber e comer churrasco. Não consumo nem vendo drogas ¿ disse outra jovem, de 17 anos.

Advogados das 62 pessoas autuadas em flagrante anteontem na festa organizada por traficantes em Feira de Santana querem a liberação dos presos, alegando que a prisão é ilegal. A festa comemorava os 25 anos de Josenildo Borges de Souza, o Pona. Segundo os advogados, os presos são usuários e não traficantes de drogas. Na festa, a polícia apreendeu cocaína, crack, maconha e lança-perfume, que estavam nas mesas à disposição dos convidados.

Feira de Santana: cocaína jogada no chão e na piscina

Os advogados vão entrar hoje com pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça de Salvador.

¿ Todos tinham que ter sido ouvidos e liberados, porque é o que prevê a lei para usuários ¿ argumenta o advogado Marco Aurélio Gomes.

Segundo ele, no auto de flagrante a polícia não conseguiu identificar quem seriam os traficantes responsáveis pelo fornecimento da droga. A própria quantidade encontrada, para os defensores dos presos, caracteriza que havia somente consumo. No entanto, de acordo com o auto de flagrante encaminhado pela polícia à Justiça ontem, grande quantidade de cocaína foi despejada no chão, dentro da piscina e nos banheiros da casa.

* Da Agência A Tarde