Título: Problema dos partidos
Autor: Azedo, Luiz Carlos
Fonte: Correio Braziliense, 04/06/2009, Política, p. 3

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, na Costa Rica, que não é de seu ¿feitio¿ interferir nas CPIs do Congresso. A declaração foi dada em resposta a uma pergunta sobre informações de que ele estaria sendo aguardado para buscar um consenso entre PMDB e PT a respeito da presidência e relatoria da CPI da Petrobras no Senado. ¿Não sei se alguém tá me esperando para montar CPI porque não é do meu feitio interferir em quem vai para CPI. É um problema dos partidos. O Congresso criou a CPI, escolheu os membros, (que) monte a CPI e toque o barco. Fazer funcionar¿, disse o presidente.

Lula disse que não acredita em dificuldades na instalação da CPI da Petrobras. ¿Eu, sinceramente, não vejo que tenha nenhum problema. Estamos dentro da normalidade constitucional. Estamos trabalhando tranquilamente.¿

Privatização O deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) protocolou na Secretaria-Geral da Câmara Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impede a privatização da Petrobras. A PEC, de número 370, acrescenta um quinto parágrafo ao artigo 177 da Constituição: ¿A empresa estatatal de petróleo brasileiro, Petrobras, cujas atividades econômicas se relacionam ao disposto no presente artigo, terá o controle exclusivo da União, sendo vedada alienação que implique na perda do mesmo¿.