Título: Light muda de comando: ex-diretor da Aneel assumirá a presidência
Autor:
Fonte: O Globo, 01/03/2010, Economia, p. 22

O carioca Jerson Kelman vai liderar empresa agora controlada pela Cemig

JERSON KELMAN, novo presidente da Light: independência como marca

A nomeação do engenheiro carioca Jerson Kelman como presidente da Light, em substituição a José Luiz Alquéres, deve ser formalizada amanhã, na reunião do conselho de adminstração da empresa. O nome do executivo, indicado pelo governador de Minas, Aécio Neves, será apresentado por um dos acionistas e levado a votação.

Engenheiro de formação, professor e consultor desde a década de 1970, Kelman é considerado um técnico experiente. Não por acaso, foi indicado para a direção de dois órgãos reguladores por governos distintos. Em 2000, na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, assumiu a Agência Nacional de Águas (ANA). Em 2005, retornou pelas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à esfera federal, como diretor-geral da poderosa Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Sua qualidade mais ressaltada como gestor público é a independência. E foi justamente essa característica que lhe custou o cargo na gestão petista. Em janeiro de 2008, ele afirmou que o Brasil estava sob risco de um novo racionamento, devido à combinação de aquecimento econômico e reservatórios abaixo do nível prudente, causado por uma longa estiagem. Isso provocou a ira, especialmente, da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e terminou não sendo reconduzido ao cargo.

A mudança de comando na Light ¿ como antecipou o colunista Ancelmo Gois ¿ acontece após a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) ter assumido, mês passado, o controle operacional da distribuidora fluminense, dobrando sua participação de 13% para 26%.

Kelman chegará à presidência uma semana após a distribuidora ter sido multada em R$9,5 milhões pela Aneel, devido a interrupções de energia ocorridas no Rio entre novembro de 2009 e janeiro. Técnicos da agência apontaram falhas de manutenção e de operação, além de equipamentos defasados.