Título: Ajuda à Grécia dve sair esta semana
Autor:
Fonte: O Globo, 01/03/2010, Economia, p. 22

Representante da UE chega hoje à Atenas para cobrar mais aperto fiscal

Do New York Times*

BRUXELAS. Num tenso jogo de pressões, a União Europeia (UE) caminha para o primeiro resgate financeiro da história da zona do euro, com os governos de Alemanha e França encorajando seus bancos centrais a comprarem títulos de dívida da Grécia. O bloco continua insistindo que Atenas adote dolorosas medidas de austeridade, em parte para satisfazer a oposição alemã, contrária à ajuda aos ¿perdulários¿ gregos.

Na visita que fará hoje ao país, Olli Rehn, comissário europeu de Assuntos Econômicos, cobrará do governo grego mais cortes de gastos e aumento de impostos, como condição para o pacote de ajuda financeira. A Alemanha reluta em aprovar a ajuda, porque, como maior economia do bloco, terá que arcar com a maior parte dos custos. Porém, França e Alemanha não querem recorrer ao Fundo Monetário Internacional (FMI), pois acham que uma ajuda do órgão afetaria o prestígio do euro.

A chanceler alemã, Angela Merkel, sinalizou ontem que Rehn alertará à Grécia que é preciso retomar o controle fiscal. Sem isso, não poderá contar com o dinheiro de contribuintes de outros países. Merkel se reunirá com o premier grego, George Papandreou, na sexta-feira.

¿ O euro está, sem dúvida, enfrentando a pior fase desde sua criação ¿ disse ontem Merkel em entrevista à TV ARD.

Já o megainvestidor George Soros disse ontem à rede CNN, que o euro ¿poderá não sobreviver¿ à crise da Grécia. Para ele, o ponto fraco do euro é o fato de haver um banco central comum, mas não um Tesouro europeu.

¿ Se um país entra em crise, não pode depreciar sua moeda, o que seria o caminho normal ¿ disse Soros à CNN.

(*) Com Bloomberg News e agências internacionais