Título: Estilista é a Chanel do Rio
Autor: Costa, Mariana Timóteo da
Fonte: O Globo, 27/02/2010, Rio, p. 13
Grife é queridinha de celebridades elegantes e faz desfiles sempre elogiados
MARA MAC, durante uma edição da semana de moda carioca
A grife Mara Mac, de Mara MacDowell, é presença constante no Fashion Rio e seus desfiles sempre estão entre os mais elogiados pela crítica e prestigiados por celebridades reconhecidas pela elegância, o que já rendeu à estilista o apelido de ¿a Chanel carioca¿. São muitas as clientes famosas da Mara Mac, como Marília Pêra, Lília Cabral, Ângela Vieira, Ana Botafogo e Fernanda Abreu.
A estilista adora pesquisar tendências, e suas coleções costumam apresentar inovações na cartela de cores, no corte do tecido, no uso de materiais tecnológicos e na forma, muitas vezes desestruturada e assimétrica, bem como nas transparências. Foi na Mara Mac, por exemplo, que as cariocas puderam encontrar as primeiras calças saruel, soltas em cima e ajustadas na perna, hoje uma febre no Rio. Mas sempre há lugar para os clássicos, como as bolsas e a famosa camisa branca.
Mara MacDowell é um dos nomes mais antigos da moda carioca. Gaúcha de Santana do Livramento (ela não revela a idade), chegou ao Rio ainda nos anos 50. Cursou jornalismo na PUC e foi compradora da Mesbla até 1961, quando se associou à grife Mariazinha, das amigas Mariazinha Mellin Sweet, Jane Mellin e Edith Vasconcellos, ¿num tempo em que ainda circulavam bondes em Ipanema¿, como disse a estilista, que ficou à frente da marca a partir do fim da década de 80. Em 2002, a grife expandiu as lojas para São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, e passou a se chamar somente Mara Mac, depois de anos como Mariazinha-Mara Mac e depois Mara Mac-Mariazinha. No Rio, a marca tem sete lojas.