Título: Jeito discreto à frente do ministério
Autor:
Fonte: O Globo, 28/02/2010, O País, p. 11

BRASÍLIA. O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, tem perfil técnico e discreto, mas quer imprimir sua marca nos dez meses de gestão que ainda lhe restam até o final do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois de ajudar o antecessor Tarso Genro na estruturação do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), entre outros projetos, Barreto pretende transformar o ministério no centro da defesa dos direitos básicos do cidadão comum.

- Quero abrir as portas do ministério para a proteção aos direitos do cidadão - afirma Barreto.

O ministro planeja transformar o Departamento de Defesa do Consumidor em Secretaria de Defesa do Consumidor. A secretaria teria poderes mais amplos para interferir em defesa de consumidores ludibriados ou menosprezados por determinadas empresas. A secretaria estará de olho especialmente em empresas de telefonia celular e prestadores de serviço de call center, no topo da lista de de reclamações. Para Barreto, ainda é sistemático no Brasil o desrespeito a direitos elementares das pessoas, como direito à informação correta, à devolução de mercadoria danificada, a tratamento digno em qualquer repartição pública ou privada.

- Pequenas violações de direito geram grandes violações. Quantas vezes não vimos pessoas morrerem por cobrarem uma dívida de valor ínfimo? Isso tem que acabar - argumenta o ministro.