Título: Com Aécio na disputa, petista tem 34% dos votos
Autor:
Fonte: O Globo, 28/02/2010, O País, p. 9

Vantagem de Serra cai em simulação de segundo turno

SÃO PAULO e BRASÍLIA. Outro cenário considerado tinha o nome do governador Aécio Neves, de Minas, como candidato a presidente pelo PSDB. Sem Ciro Gomes, Dilma vai a 34% das intenções de voto, contra 18% do tucano. Com Ciro, Dilma tem 30%, à frente do próprio Ciro (21%) e de Aécio (13%).

A diferença que separa Dilma e Serra também sofreu forte redução na simulação para o segundo turno das eleições deste ano. As intenções de voto a favor de Serra caíram de 49%, em dezembro, para 45%. Já Dilma foi de 34% para 41%, o que fez com que a vantagem do tucano despencasse de 15 para quatro pontos percentuais. Com Aécio na disputa, a ministra vence com 48% contra 26%.

Em outra pergunta, o Datafolha mediu o grau de rejeição dos candidatos. O de Serra subiu de 19% para 25%. Dilma oscilou de 21% para 23%. Ciro foi de 21% para 23%. E Marina, de 17% para 19%.

Lula: popularidade mesmo entre eleitores de Serra

O crescimento das intenções de voto na pré-candidata petista Dilma Rousseff foi comemorado pelo líder do governo na Câmara, deputado Candido Vaccarezza (PT-SP). Ele disse que o avanço da ministra reflete as altas taxas de aprovação popular do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

¿ Recebemos o resultado com humildade e satisfação. Isso mostra que estamos no caminho certo. À medida que conhece a Dilma, o povo vê que ela é a única candidata que pode garantir as conquistas do governo Lula ¿ afirmou.

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), atribuiu a escalada de Dilma à superexposição da ministra em atos públicos ao lado do presidente. O tucano disse que o resultado era previsto e admitiu que ela ainda deve crescer mais antes de se desincompatibilizar do governo, no início de abril. Ele voltou a reclamar de uma antecipação da campanha fora dos prazos legais.

¿ Já esperávamos este crescimento. Dilma está em campanha ostensiva e desonesta. Mesmo assim, ainda não atingiu o patamar histórico do PT, que é de um terço dos votos. Como homem público, Serra está cumprindo seu papel de governar São Paulo e respeitar o calendário eleitoral.

Pelo Datafolha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve inalterado seu índice de popularidade, com aprovação de 73% dos eleitores ¿ um ponto a mais do que em dezembro. Dos entrevistados, 20% consideraram o governo regular e 5%, péssimo ou ruim.

Ainda de acordo com o Datafolha, Lula mantém sua popularidade mesmo entre eleitores que declararam voto em Serra (62% de ótimo/bom). Já entre os eleitores de Dilma, esse índice chega a 92%.