Título: Datafolha: diferença Serra-Dilma cai para 4 pontos
Autor:
Fonte: O Globo, 28/02/2010, O País, p. 9

De dezembro a fevereiro, ministra subiu de 23% para 28% das intenções de voto; tucano caiu de 37% para 32%

SERRA: VANTAGEM de 14 pontos sobre Dilma caiu para 4 pontos

SÃO PAULO. Nova pesquisa Datafolha mostra que a distância entre a ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência, e o governador de São Paulo, José Serra, caiu de 14 para apenas quatro pontos percentuais desde dezembro. De acordo com a sondagem, divulgada parcialmente ontem no site do jornal ¿Folha de S.Paulo¿ e hoje em detalhes na edição do jornal, Dilma subiu de 23% das intenções de voto, em dezembro passado, para 28% em fevereiro. Já Serra, que ainda não confirmou sua candidatura, caiu de 37% para 32% no mesmo período.

Foram ouvidas 2.623 pessoas, com mais de 16 anos, entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Apesar do crescimento da petista, o Datafolha informa que ainda não é possível dizer que existe um empate estatístico (o chamado empate técnico) entre os dois candidatos. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O instituto acrescenta que Dilma e Serra só estariam empatados tecnicamente em 30% na raríssima hipótese de o tucano estar no seu limite mínimo e sua adversária no limite máximo.

No cenário em que Dilma aparece com 28% e Serra com 32%, Ciro Gomes (PSB) tem 12% (contra 13% na sondagem de dezembro), à frente de Marina Silva, do PV (com 8%, mesmo percentual do fim do ano passado). Votos em branco, nulos ou nenhum somaram 9%; indecisos, 10%. A pesquisa foi registrada com o número 4080/2010.

O Datafolha também considerou um cenário sem Ciro Gomes. Neste caso, Serra fica com 38% (eram 40% em dezembro), contra 31% de Dilma (que antes tinha 26%). Mais importante, porém, é a constatação de que seriam menores hoje as chances de vitória do tucano ainda no primeiro turno. Em dezembro passado, também sem o nome do PSB, Serra tinha 40% das intenções de voto, mais do que os 37% somados de Dilma e Marina. Agora, enquanto Serra caiu para 38%, a soma dos votos atribuídos às candidatas do PT e do PV cresceram para 41%.