Título: Operadoras preveem queda nas viagens
Autor: Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 02/03/2010, O Mundo, p. 27

Apesar disso, agências registram poucos cancelamentos de pacotes até agora

O terremoto de 8,8 graus na escala Richter que sacudiu o Chile na madrugada de sábado afetou o turismo no país. Operadoras de turismo brasileiras calculam que a procura pelo destino deve diminuir cerca de 20% num primeiro momento. Apesar disso, as agências registraram poucos cancelamentos de pacotes de viagens até agora.

¿ As notícias que chegam para a gente é que nenhuma área turística foi afetada. Acredito que muitos ainda estejam esperando mais informações ¿ explica Angélica Stokman, proprietária da Bon Voyage Operador.

Segundo Jorge de Castro, gerente da Shangri-lá, o problema maior está no aeroporto, mas apenas dois clientes adiaram a viagem por isso.

Todos os voos diários da TAM e da GOL para o Chile foram cancelados, e por enquanto não há previsão para o restabelecimento deles. De acordo com a TAM, os passageiros que tiveram seus voos cancelados podem remarcar até o dia 30 de março um novo bilhete sem pagar qualquer taxa. Já na GOL, apenas quem tiver passagens para o período entre 27 de fevereiro e 7 de março poderá cancelar ou remarcar sem taxas.

A LAN, companhia aérea chilena, mudou todo o itinerário dos voos que deveriam chegar ou sair de Santiago a partir do dia 27 de fevereiro. A empresa começou a operar alguns voos com os novos itinerários ontem, em caráter emergencial. Até o dia 7 de março as vendas de passagem para a cidade estão suspensas, e a orientação aos passageiros em caso de dúvidas é ligar para o call center da empresa (0800 761 0056 ).

O fechamento do Aeroporto Arturo Merino Benítez, em Santiago, prejudicou diversos brasileiros. Muitos tiveram que sair do país de ônibus. Foi o caso de 150 clientes da CVC que, de acordo com a operadora, foram levados para Buenos Aires, na Argentina, de onde começam a voar para o Brasil a partir de hoje. Turistas que estavam no país pela Agaxtur também devem começar a retornar a partir de hoje. Outras sete pessoas estão em Santiago pela Marsans aguardando a reabertura do aeroporto.