Título: Plano de metas para 2010
Autor: Campos, Ana Maria
Fonte: Correio Braziliense, 04/06/2009, Política, p. 12

Secretários vão apresentar prioridades definidas em obras e ações sociais

Valdivino de Oliveira: uma das preocupações do governo local é o crescimento da folha de pagamento Os secretários de Fazenda, Valdivino de Oliveira, e de Planejamento, Ricardo Penna, vão hoje à Câmara Legislativa para apresentar um balanço sobre o cenário financeiro e o cumprimento de metas do governo Arruda em 2010. Eles vão apresentar um relatório para análise dos deputados distritais do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano. Um dos principais assuntos, no entanto, será a avaliação de despesas com reajustes salariais e o crescimento da folha de pagamentos, uma preocupação do Executivo, diante da crise mundial que derrubou a receita da União e ¿ consequentemente ¿ deverá reduzir a variação do Fundo Constitucional do DF no ano eleitoral.

A expectativa do governo é que as despesas com pessoal cresçam no mínimo 8%, sendo 3% correspondentes apenas ao crescimento vegetativo. A LDO define prioridades e metas para o exercício seguinte. São a base para o Projeto de Lei Orçamentária, que detalha os valores destinados a cada programa. Na manhã de ontem, a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) aprovou parecer preliminar sobre o assunto. De acordo com o cronograma, a votação da LDO ocorrerá no plenário no próximo dia 23, cinco dias depois do prazo final para emendas parlamentares.

Os dois secretários deverão também exibir o plano de obras do governo para 2010, quando o governador José Roberto Arruda (DEM) possivelmente será candidato à reeleição. Entre as prioridades, estão a construção de postos policiais, centros esportivos e melhorias no sistema de transporte público, como a implantação do VLP e VLT, que terão de ser viabilizados com financiamentos de organismos internacionais.