Título: Festa de 445 anos da cidade tem bolo de 10 metros na Rua da Carioca
Autor: Merola, Ediane
Fonte: O Globo, 02/03/2010, Rio, p. 14

Pela primeira vez em duas décadas, arcebispo participa das comemorações

DOM ORANI segura a imagem de São Sebastião na Rua da Carioca

A chuva que caiu ontem não atrapalhou as comemorações pelo aniversário de 445 anos do Rio. A tradicional festa da Rua da Carioca foi realizada e, pela primeira vez em 20 anos, o evento contou com a participação da Arquidiocese. O arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta ¿ que ajudou a apagar as velas do bolo de dez metros de comprimento ¿, levou a imagem de São Sebastião, padroeiro da cidade, e abençoou a população.

¿ Nada mais justo que unir a Igreja a esta festa popular. Não podemos esquecer que todos nós somos responsáveis pelo Rio, que poderia receber de presente um espírito de paz, de fraternidade. Este tem que ser um compromisso, para que o belo fique ainda melhor ¿ disse Dom Orani.

Por causa da festa, a Rua da Carioca ficou fechada. A interdição provocou congestionamentos no Centro, com reflexos até a Avenida Radial Oeste. Mas, para os cariocas que aguardavam por uma fatia de bolo, nem a chuva intensa foi motivo de reclamação.

De acordo com Roberto Cury, presidente da Sociedade dos Amigos da Rua da Carioca (Sarca), foram cortados cerca de cinco mil pedaços do bolo, que era decorado com imagens da cidade, da Arquidiocese e símbolos da Copa 2014 e das Olimpíadas de 2016. Para beber, havia mil latinhas de cerveja e mil copos de refrigerante, tudo de graça.

¿ Está uma delícia. O Rio merece ficar ainda melhor ¿ disse o ambientalista David Ribeiro, um dos primeiros a receber uma fatia de bolo.

A Banda Marcial Dragões Iguaçuanos foi uma das atrações da festa, animada ainda pela Banda da Sarca. Os músicos tocaram muitas marchinhas, entre elas ¿Cidade maravilhosa¿. Como todos os anos, a Sarca homenageou ilustres moradores do Rio, entre eles o radialista José Carlos Araújo, o técnico de futebol Andrade (do Flamengo) e a cantora Elza Soares, além de Dom Orani.

O arcebispo, que rezou um pai-nosso pela cidade, pediu um minuto de silêncio pelas vítimas do terremoto no Chile:

¿ Abençoo as pessoas do Chile, do Haiti e todas que passam por estes momentos difíceis. Que encontrem conforto.

De acordo com Cury, a festa da Carioca, organizada pela Sarca, custou R$35 mil.

oglobo.com.br/rio