Título: Trem para a Copa
Autor: Simão, Edna
Fonte: Correio Braziliense, 04/06/2009, Economia, p. 24

O governo federal quer que o trem de alta velocidade ¿ que liga Rio de Janeiro-São Paulo-Campinas ¿ esteja pronto integralmente até 2014 para facilitar a locomoção no país no ano em que será realizada a Copa do Mundo. Essa pelo menos é a expectativa da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

O trem-bala é uma as obras prioritárias do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) e contará com investimentos da ordem de US$ 11 bilhões. Segundo a ministra, não há possibilidade de as reformas nos estádios, que receberão os jogos da Copa, serem incluídas no PAC. O compromisso do governo será de melhorar as condições de mobilidade.

Dilma ressaltou ainda que o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, têm dito que os investimentos nos estádios serão feitos com dinheiro privado. ¿É essa nossa expectativa. O governo está se dispondo a fazer uma avaliação de mobilidade urbana para dar condições de transporte nos aeroportos e transporte urbano para deixar o legado da Copa¿, afirmou a ministra. ¿Elas (obras) serão aceleradas dentro do possível¿, disse Dilma. (ES)