Título: O canal é do agreste
Autor: Vaz, Lúcio
Fonte: Correio Braziliense, 09/06/2009, Política, p. 2

O que o governo federal anuncia no PAC é, na verdade, só a primeira etapa do Canal do Sertão. E o canal não é exatamente do sertão. Ele vai percorrer 250km até chegar à região do entorno de Arapiraca, no agreste alagoano. Uma vez concluído, provavelmente em 2014, terá consumido R$ 1,3 bilhão. No sertão, está prevista a irrigação de apenas 6 mil hectares. No agreste, serão 20 mil hectares. A água para consumo humano vai atender um milhão de pessoas, sendo 30% de sertanejos. A obra iniciou em 1992, mas ficou parada quase 10 anos e foi retomada somente em 2002.

O diretor do Núcleo de Coordenação e Planejamento do Canal do Sertão, Ricardo Aragão, diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Infraestrutura de Alagoas, confirma que a maior parte das terras irrigadas ficará no entorno de Arapiraca. ¿No sertão, o trecho é todo de terras com baixa aptidão para agricultura irrigada. São terras rasas.¿ Ele informa que o governo estadual está tentando atrair para a região um frigorífico para caprinos e ovinos, a fim de potencializar o aproveitamento do projeto de irrigação.

Aragão diz que é preciso evitar mais um projeto de irrigação fracassado no Nordeste. ¿Outros projetos fracassaram. Foram feitas obras pelas obras. Uma coisa é ter mercado, outra é o acesso ao mercado¿, afirma. ¿Nas primeiras safras de Petrolina, foram jogados tomates no Rio São Francisco. Lá, estamos na quinta geração de produtores. Não encontramos um que seja dos primeiros ocupantes dos lotes, nos anos 80. Todos produtores que passaram por lá quebraram.¿

O diretor de Recursos Hídricos informa quanto das terras do perímetro irrigado de Pariconha já foram desapropriadas: ¿Nada. A faixa do canal está desapropriada. No perímetro, suspendemos. Não seria adequado desapropriar com base nos planos de utilização existentes anteriormente. Temos projetos mais aprofundados¿.

Questionado se seriam desapropriadas terras do prefeito de Delmiro Gouveia, responde prontamente. ¿É verdade. Essa é uma das questões. Estávamos desapropriando quase que 100% da propriedade. Na revisão, vimos que grande parte não tinha serventia.¿ (LV)