Título: Marina lança pré-campanha no Rio
Autor: Bruno, Cássio
Fonte: O Globo, 06/03/2010, O País, p. 14

Sem Gabeira, senadora falou sobre religião e combate à corrupção

A senadora Marina Silva (PVAC) lançou ontem, no Rio, sua pré-candidatura à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O anúncio foi feito pelo presidente regional do partido, Alfredo Sirkis, durante homenagem recebida pela senadora na Câmara de Vereadores de São Gonçalo, município carente da Região Metropolitana e o segundo maior colégio eleitoral do estado, com cerca de 642 mil eleitores, perdendo apenas para a capital.

O pré-candidato ao governo do estado, deputado Fernando Gabeira (PV), não compareceu. Em seu discurso, Marina falou sobre religião, combate à corrupção e a necessidade da transparência nos gastos de recursos públicos. Ao citar os adversários, ela afirmou que a sociedade brasileira ¿está cansada da guerra infantil dos partidos¿: ¿ Não sou inimiga da Dilma (Rousseff), do (José) Serra e de Ciro Gomes. Quero ir para a eleição para defender as minhas ideias.

Marina defendeu o financiamento público nas campanha ao comentar o caso do ex-governador Anthony Garotinho (PR), acusado pelo Ministério Público de utilizar verbas do estado para sua précampanha à Presidência em 2006.

¿ Não quero pautar a minha campanha e a do Gabeira com a desgraça de ninguém. Mas o financiamento público evitaria tudo isso ¿ disse ela, que também recebeu homenagem em Niterói.

Referindo-se à sua pré-candidatura e à da ministra Dilma (Casa Civil), Marina disse que o ¿país está prestes a quebrar um tabu¿: ¿ Um tabu de mais de 500 anos, porque sempre somos governados por homens.