Título: Contra resolução do PT, Benedita e Lindberg disputarão prévia no Rio
Autor: Lima, Maria; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 06/03/2010, O País, p. 12
Em Pernambuco, Mato Grosso e DF também deverá haver disputa BRASÍLIA. Embora o novo Diretório Nacional do PT tenha aprovado ontem uma resolução recomendando que os diretórios regionais evitem a realização de prévias para a escolha dos seus candidatos a cargos majoritários (governadores e senadores), a disputa interna ocorrerá em pelo menos três estados e no Distrito Federal. O comando nacional pretendia desautorizar as prévias, para que a divisão não prejudique a candidatura da ministra Dilma Rousseff à Presidência, mas a disputa promete ser acirrada especialmente no Rio, entre o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, e a secretária estadual de Assistência Social do governo, Benedita da Silva. Ambos brigam pela vaga de senador.
Também haverá disputa para a vaga de senador em Pernambuco e em Mato Grosso. E já está certo que haverá prévias para a escolha do candidato a governador do Distrito Federal. No documento aprovado ontem, a Direção Nacional avisou que considera as prévias ¿inconvenientes e politicamente inoportunas neste momento¿.
¿É inoportuno, mas não é proibido¿, diz Benedita Benedita, antes do encontro, disse ao presidente do PT, José Eduardo Dutra, que mantém o desejo de brigar pela vaga ao Senado com Lindberg. Os dois saíram da reunião anunciando que não há acordo. Segundafeira, o PT do Rio deve marcar as prévias para o dia 28.
¿ Somos dois aconselhados a não fazer prévias, mas o entendimento é muito difícil entre as partes. O texto da resolução fala que é inoportuno, mas não é proibido ¿ disse Benedita.
Lindberg disse esperar que Benedita desista de concorrer à vaga até segunda-feira, alegando que ele tem maioria dos votos no partido.
¿ Esta resolução é para constranger as pessoas a desistirem das prévias. Já não vou sair para governador, o povo não aceita que eu não seja nada ¿ disse Lindberg, referindose à operação do PT que impediu sua candidatura para não prejudicar a reeleição de Sérgio Cabral (PMDB.
¿ O entendimento político do Diretório Nacional é pela não realização das prévias. Esgotadas todas as conversas, que ambos possam concordar que a escolha seja pelos delegados (regionais),l e não nas prévias. Prévias podem acirrar ânimos e podem ficar sequelas ¿ resumiu Dutra.(Cristiane Jungblut e Maria Lima)