Título: Mal-estar no Palácio
Autor: Rothenburg, Denise; Foreque, Flávia
Fonte: Correio Braziliense, 09/06/2009, Política, p. 6

Declarações feitas ontem pelo ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, desagradaram a assessores palacianos. O ministro disse logo cedo que o presidente Lula iria conversar com os líderes do PMDB e do PT sobre a CPI da Petrobras, mas negou que a iniciativa signifique a intenção de ¿colocar panos quentes¿ sobre o desentendimento entre os líderes Renan Calheiros (PMDB ¿ AL) e Aloizio Mercadante (PT-SP). ¿Está se discutindo apenas quem vai participar (da comissão). É uma CPI importantíssima, a um ano das próximas eleições. Nós não vamos conseguir fugir de um tom político. Isso é do próprio sentimento da casa, seja lá de que lado for¿, disse Múcio, após a reunião de coordenação política realizada com o presidente.

Há cinco dias, no entanto, o presidente afirmou que não é do seu feitio intervir em comissões parlamentares de inquérito. Ontem, Múcio disse ainda que não cabe a Lula evitar a ¿pirotecnia¿ na comissão.

Blog Múcio afirma que a estatal está preparada para esclarecer as dúvidas levantadas pela CPI da Petrobras e que, na verdade, já está fazendo isso a partir do blog criado para discutir o tema.

Em nota, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) criticou o fato de a empresa divulgar no blog as informações pedidas por jornalistas, antes de sua publicação pelo veículo. O texto, assinado pelo vice-presidente da associação, Júlio Cesar Mesquita, manifesta ¿repúdio pela atitude antiética e esquiva com que a Petrobras vem tratando os questionamentos que lhe são dirigidos pelos jornais brasileiros¿. Os jornais O Globo, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo foram exemplos citados pela associação como alvos do blog da estatal. Para a ANJ, a iniciativa visa intimidar os profissionais de comunicação e viola o ¿direito da sociedade a ser livremente informada¿.