Título: Pesquisa mostra que eleitores desconhecem PAC
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Fonte: O Globo, 09/03/2010, O País, p. 9
Minha Casa, Minha Vida é o programa social mais popular BRASÍLIA. Pesquisas encomendadas pelo governo e divulgadas no fim de fevereiro demonstram que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), principal motor da candidatura presidencial da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, é desconhecido dos eleitores. Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva venha percorrendo o país para inaugurar obras do programa ou lançar pedra fundamental de futuras instalações, com Dilma a tiracolo, a maioria da população, 51,8%, não sabe do que se trata o PAC.
O levantamento, realizado em novembro pela Meta Pesquisas de Opinião, contratada no ano passado pelo governo federal com um custo estimado em R$ 5 milhões ¿ dos quais R$ 3,3 milhões já foram gastos ¿ aponta que dos 48,2% que têm conhecimento sobre a ação, 51,1% a avaliam positivamente, enquanto 29,3% a consideram regular, ruim ou péssimo.
A visão negativa sobre o PAC, segundo a pesquisa, reside em três fatos: 39,5% acreditam que há desvio de verbas; 23,2% acham que há obras inacabadas; e 18,7% vêem o programa como eleitoreiro. Mesmo entre os que conhecem o PAC, a grande maioria (70,2%) não sabe enumerar nenhuma obra do programa
Bolsa Família: avaliação positiva de 71,8% Um dos programas mais conhecidos é o Minha Casa, Minha Vida. A pesquisa apontou que 70,6% ouviram falar do assunto.
Esse programa é o mais popular entre todas as ações sociais do governo. O levantamento demonstrou que 75,8% o consideram ótimo ou bom. Para 10,6%, ele é regular, e 3,7% o identificam como ruim ou péssimo. O Minha Casa, Minha Vida tem mais apelo popular do que o Bolsa Família, que tem uma avaliação positiva de 71,8%.
Em maio de 2009, pesquisa qualitativa (em que os entrevistados manifestam opiniões) demonstrou, no entanto, que parte da população via no Minha Casa, Minha Vida um programa eleitoreiro, vinculado à candidatura de Dilma. ¿Parecia um projeto eleitoreiro. No meio de uma crise. De onde vem o dinheiro? Querem eleger a Dilma¿, disse um entrevistado de Belo Horizonte.
Foram ouvidas pessoas de Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Belém e do Rio.
Esse mesmo caráter eleitoreiro, na pesquisa qualitativa de maio, foi apontado por eleitores que assistiram a peças publicitárias do PAC. ¿Acho que é uma medida eleitoreira, aproveitar a máquina e eleger a Dilma¿, disse um entrevistado do Recife. ¿De certa forma ele (o governo) está usando o PAC para eleger a Dilma¿, concordou outro de Brasília.
Ao longo deste ano, o governo realizará outra rodada de pesquisas, por R$ 2,2 milhões.