Título: Uma conta distorcida nos quadros das universidades
Autor:
Fonte: O Globo, 09/03/2010, O País, p. 9

Lula diz que fez mais faculdades, embora algumas sejam entregues com problemas, e JK fez dez em apenas dois anos BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na última sexta-feira, que passará à História como o presidente que mais fez universidades e escolas técnicas federais no Brasil. Das 58 universidades federais existentes, dez (17,2%) foram criadas no governo Lula. O expresidente Juscelino Kubitschek também entregou dez novas instituições.

Mas Juscelino, que presidiu o Brasil apenas por um mandato de cinco anos, tem a seu favor o fato de ter criado dez universidades em menos tempo: apenas dois anos, de 1960 a 1961. Entre as instituições que surgiram nesse período, estão a Universidade Federal Fluminense, a Universidade Federal do Espírito Santo, a Universidade Federal de Goiás, a de Santa Catarina, a do do Pará, a de Alagoas, entre outras.

Já na lista de Lula está, por exemplo, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas, que o presidente ¿inaugurou¿ em fevereiro passado. Mas ainda faltava construir acesso, concluir parte da obra, além da falta de professores.

O que motivou um protesto de alunos e comunidade durante a ¿inauguração¿.

O Ministério da Educação também divulga outra três faculdades na lista das criada pelo governo Lula, mas elas ainda não funcionam: a Universidade Federal da Fronteira Sul, a Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

A Unila receberá alunos a partir do segundo semestre. A Ufopa já funciona em campus desmembrados de outras instituições e só receberá novos alunos no segundo semestre. O Ministério da Educação (MEC) diz que historicamente as universidades brasileiras resultam de instituições preexistentes.

Já o governo Fernando Henrique Cardoso fez seis universidades, segundo o MEC. Do legado tucano, duas das seis universidades só viraram realidade depois que Fernando Henrique deixou o poder: a Universidade Federal do Tocantins e a Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Pernambuco.

Segundo o MEC, o gasto federal com as universidades dobrou de R$ 9,9 bilhões, em 2002, para R$ 18,3 bilhões, em 2009 (sem correção inflacionária).

A lista de instituições de ensino superior mantidas pelo governo federal é encabeçada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), criada em 1920, quando o presidente era Epitácio Pessoa.

Lula já enviou ao Congresso projeto de criação da 14auniversidade: é a Universidade Federal da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Já a rede técnica tem 255 unidades em funcionamento, das quais 115 (45%) tiveram origem no mandato do petista.

A promessa de Lula é terminar o ano ¿ e seus dois mandatos ¿ com um total de 354 escolas técnicas federais no país, sendo 214 instaladas por seu governo.